Quando se trata do nosso trabalho, decidir se devemos permanecer ou passar para uma nova oportunidade, pode ser uma decisão difícil e muitas vezes estressante.
Da satisfação no trabalho às oportunidades de crescimento; falta de equilíbrio entre vida profissional e salarial - há vários motivos que influenciam nossas escolhas de carreira.
como saber quando sair ou permanecer em um emprego
Pouco sabemos sobre a realidade de trabalhar em uma empresa até o dia em que começamos. O que pode ter sido apresentado como um ambiente de trabalho positivo, com grandes oportunidades de aprendizado e colegas de apoio durante a entrevista de emprego, pode ser muito diferente da experiência real.
Depois de algum tempo, sua experiência de trabalho para a empresa pode ter duas direções: positiva ou negativa.
Então, como saber se você deve continuar trabalhando para seu empregador ou se é hora de pedir demissão?
A decisão de deixar um emprego pode ser difícil, mas há alguns sinais claros de que pode ser hora de seguir em frente. Aqui estão os cinco principais motivos pelos quais você deve considerar deixar o emprego:
5 principais razões pelas quais você deve sair do seu emprego
É fácil saber quando você deve jogar a toalha e encerrar o dia. Fatores de pressão, como falta de respeito e confiança de seu empregador ou a empolgação com as oportunidades de avanço na carreira, podem estar levando você a considerar uma mudança.
1. colegas e ambiente de trabalho tóxicos
A cultura da empresa e as relações de trabalho desempenham um papel importante na sua felicidade no trabalho. Se você se sentir constantemente cansado, frustrado e exausto devido ao ambiente de trabalho tóxico em que se encontra, é importante priorizar seu bem-estar e considerar sair.
Trabalhar com colegas e chefes tóxicos que levam o crédito pelo seu trabalho e falam sobre você pelas costas é uma das situações mais estressantes para se estar. Gerentes ruins e colegas de trabalho difíceis podem culpar você por prazos perdidos ou projetos fracassados, o que retardaria sua progressão na carreira.
Locais de trabalho tóxicos podem causar uma série de efeitos negativos em sua saúde mental e física, incluindo estresse, ansiedade e até mesmo problemas de saúde física. O impacto de um local de trabalho tóxico pode se manifestar em problemas de saúde mental mais graves, como ansiedade e depressão.
Se o seu ambiente de trabalho tem uma cultura predominante de negatividade, má gestão, assédio ou fofoca, você deve tomar isso como um sinal de alerta para se demitir de seu trabalho para proteger seu bem-estar.
Leia nossos artigos sobre colegas e chefes tóxicos para descobrir se você está preso na mesma situação.
2. estagnação de carreira e salários
Este fator pode deixar os colaboradores insatisfeitos, desmotivados e desengajados. Quando não há oportunidades de crescimento, os funcionários podem ficar frustrados e perder a paixão pelo trabalho.
Além disso, a estagnação salarial também pode levar a estresse financeiro e instabilidade, causando ansiedade e sentimentos de desvalorização. Seria ainda mais desanimador quando você soubesse que superou seus principais indicadores de desempenho no trabalho.
Seu chefe pode não conseguir ou não querer promovê-lo devido a questões orçamentárias ou uma atitude indiferente em relação ao desenvolvimento de sua carreira.
Se você acha que está enfrentando uma estagnação na carreira com poucas esperanças de atingir todo o seu potencial profissional em sua posição atual, é hora de partir para um empregador que esteja disposto a investir em você.
A estagnação da carreira e do salário pode prejudicar o desenvolvimento profissional, a satisfação no trabalho e a estabilidade financeira. Se você está preso nessa situação, seria melhor procurar melhores oportunidades de desenvolvimento em outro lugar.
3. horários de trabalho irracionais
Horários de trabalho não razoáveis podem prejudicar a saúde física e mental dos colaboradores , o desempenho no trabalho e a vida pessoal.
Embora seja comum assumir novas responsabilidades no trabalho, você deve saber quando isso se torna muito difícil para você administrar.
Quando confrontado com muitos prazos, pode haver uma tendência para você sacrificar seu tempo pessoal para o trabalho. Sua capacidade de se concentrar será afetada negativamente quando você não tiver tempo suficiente para descansar e socializar.
Se você está constantemente trabalhando horas extras, é hora de fazer uma pausa no trabalho e considerar encontrar um empregador que priorize seu bem-estar.
4. compensação injusta
Sentir-se desvalorizado ou mal pago pode ser frustrante e afetar seus ganhos ao longo da vida. Se você foi substituído em seu trabalho, deve procurar um empregador que o valorize.
Use relatórios salariais ou calculadoras para descobrir se você está realmente em falta no trabalho. Como alternativa, você também deve trabalhar com um recrutador especializado que saiba quanto você deve receber.
5 . motivos pessoais ou deslocalização
Pode chegar um momento em que você terá que se mudar para outro país devido a circunstâncias e responsabilidades pessoais.
Inegavelmente, deixar um emprego que você ama pode ser difícil. No entanto, pode ser necessário iniciar um novo capítulo em sua vida. Mesmo que a decisão de se mudar possa ser emocional, ela pode levar a novas oportunidades de crescimento e realização.
5 principais razões pelas quais os funcionários permanecem em uma empresa
Nem todas as oportunidades valem o risco.
Aqui estão 4 razões comuns pelas quais os colaboradores optam por permanecer com seu empregador e as causas de sua satisfação no trabalho.
1. reconhecimento e recompensas aos colaboradores
Não é incrivelmente gratificante quando você recebe um grande bônus ou um sincero 'obrigado por seu trabalho árduo' de seu chefe?
O reconhecimento e as recompensas dos colaboradores ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo e promovem o engajamento e a retenção dos funcionários.
Quando nossos colegas e líderes da empresa reconhecem e comemoram nossas realizações, isso pode evocar uma sensação de realização e reconhecimento.
Encontrar um gestor que encontre tempo para reconhecê-lo pelo seu trabalho é como tirar a sorte grande. Se o seu chefe lhe mostrar o seu apreço, seja através de recompensas financeiras ou apenas com palavras, então vale a pena continuar trabalhando com ele!
2. oportunidades de qualificação e treinamento
Como colaboradores, queremos que nossos gestores nos aconselhem e apoiem em nosso crescimento profissional por meio de novos projetos, mentoring ou novas oportunidades de liderança.
Essas experiências ajudam a aprofundar nossas capacidades no trabalho, nos encorajam a pensar de forma mais crítica e nos preparam para nossa próxima promoção.
Se sua empresa investe em seu crescimento para ajudá-lo a se tornar a próxima melhor versão de si mesmo, então você deve ficar com seu empregador! Aproveite a chance de promover sua carreira.
3. oferecer acordos de trabalho flexíveis
Horários de trabalho flexíveis em um ambiente híbrido ajudam a melhorar seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pois oferecem a liberdade de planejar seu tempo ao longo do dia.
Quando seu gerente avalia você com base na qualidade do seu trabalho e não por onde você está, você deve valorizá-lo. Não é fácil encontrar um chefe que dê à sua equipe flexibilidade e liberdade para trabalhar de forma independente.
4. compensação justa
Quando um empregador nos paga um salário justo, ele está tentando nos manter no emprego. Um salário justo e competitivo faz com que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados por seu trabalho. Quando sentimos que estamos sendo remunerados de forma justa, é mais provável que permaneçamos na empresa e nos sintamos motivados a ter um bom desempenho em nosso trabalho. Outros incentivos, como bônus baseados na nossa performance, também podem ajudar a nos motivar a fazer melhor em nosso trabalho.
Por meio de pesquisas com calculadoras e relatórios salariais, você pode determinar se o seu salário é competitivo ou até mesmo acima da média do mercado. Se você está feliz trabalhando para uma empresa que lhe oferece uma remuneração justa, isso significa que seu empregador o valoriza e você não deve se demitir!
As pessoas que estão felizes em suas funções, às vezes, ainda estão curiosas sobre novas oportunidades de trabalho no mercado, e isso é perfeitamente normal.
Se você está pensando em mudar, entre em contato com nossos especialistas em recrutamento para obter as informações mais recentes sobre talentos e salários para ajudá-lo a avaliar suas opções.
Explore nossas listas de empregos mais recentes se estiver procurando oportunidades de crescimento na carreira e candidate-se a uma posição alinhada com seus objetivos.
Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!