Está em seu primeiro trabalho na área de tecnologia ou quer saber como progredir na carreira? Focar em habilidades que podem fazer você se destacar pode ajudar.
Habilidades como comunicação, colaboração, adaptabilidade e resolução de problemas, que são habilidades interpessoais e comportamentais (soft skills), são agora mais essenciais do que nunca para o sucesso no setor de tecnologia: sejamos realistas, todos os candidatos a empregos nesse setor provavelmente terão as principais habilidades técnicas (hard skills) necessárias (Kubernetes, RPA, java, c#, python etc.), portanto, focar em outras áreas onde você pode demonstrar sucesso é fundamental.
Sendo assim, quais habilidades você pode aprimorar para progredir no setor? Listamos as 5 principais:
- Habilidades de comunicação
- Criatividade
- Responsabilidade
- Flexibilidade
- Empatia
Comunicação.
Pode parecer óbvio, mas se comunicar bem é parte fundamental de qualquer emprego, independente do setor. Para ter sucesso em cargos no setor de tecnologia, você precisará se comunicar claramente com diversos grupos - sua própria equipe, a organização como um todo e talvez até clientes externos. Isso pode ser complicado presencialmente, mas após muitos cargos de tecnologia se tornarem remotos devido à pandemia, é mais importante do que nunca aprimorar essas habilidades. Na verdade, 45% da mão de obra do Reino Unido acredita que os empregadores devem oferecer acordos de trabalho flexíveis, o que significa que a comunicação provavelmente estará no topo da lista de qualidades desejáveis pelos empregadores em novas contratações.
A comunicação tem muitas camadas - não se trata apenas de falar com alguém! As habilidades de comunicação verbal e não verbal são essenciais para cargos juniores e seniores em tecnologia. A capacidade de transmitir e entender ideias complexas é fundamental, além de ser capaz de ouvir ativamente outros membros da equipe. Além disso, habilidades consistentes de comunicação escrita são igualmente importantes, já que em todas as funções de TI você precisará documentar seus processos e ideias por escrito com precisão. Além disso, a má comunicação pode significar cometer erros, ou que boas ideias nunca recebam a devida atenção!
Quer melhorar suas habilidades de comunicação? Leia nossas dicas aqui.
Criatividade.
Pode não parecer óbvio no começo, mas a criatividade pode realmente ser essencial nos cargos de tecnologia - você pode precisar analisar um problema e encontrar uma solução inovadora, debater novas maneiras de concluir tarefas com eficiência ou até mesmo trabalhar em um projeto que já está em andamento. Mostrar criatividade em uma entrevista ou enquanto exerce uma função pode realmente fazer você se destacar dos demais no setor de TI.
Responsabilidade.
Ao assumir seus erros e acertos, você pode provar aos empregadores atuais e potenciais sua disposição em aprender e crescer, com humildade e honestidade. As equipes que apresentam altos níveis de responsabilidade geralmente são muito respeitadas e altamente produtivas. No entanto, equipes que não têm responsabilidade, ou não estão dispostas a admitir quando algo não sai conforme o planejado, geralmente não colaboram bem.
Flexibilidade.
No setor de TI você precisará constantemente se adaptar às novas tecnologias, sistemas e métodos de trabalho. Além disso, ao trabalhar em projetos, você precisa ter a mente aberta para outras abordagens - lidar com desafios técnicos não pode ter uma abordagem única!
Ter as habilidades para adaptar seu estilo de trabalho para atender às necessidades de negócios pode ser uma maneira muito boa de se destacar e progredir rapidamente.
Empatia.
Ser empático com outras pessoas é algo que contribui para o sucesso das equipes de TI - pois favorece a prática do brainstorming, o envolvimento da equipe, a argumentação, a convivência amistosa e a discussão de ideias em um ambiente seguro para desenvolver soluções. Além disso, dependendo do seu cargo específico, por exemplo, técnico de TI, suporte ao usuário (helpdesk), a empatia permitirá que você entenda e compartilhe melhor os sentimentos dos usuários finais, gerando uma melhor experiência para o cliente.
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