Vantagens do trabalho em equipe

Trabalhar em equipe demonstrou ser a soft skill (habilidade interpessoal) que a cada dia ganha mais importância nas organizações, pois contribui com diversos benefícios tanto para a organização como para o colaborador. Estas são algumas das vantagens do trabalho em equipe:

  • Maior motivação: trabalhar em equipe faz com que todos os seus integrantes tenham um propósito em comum, é preciso que todos estejam na mesma direção, o que implica compromisso e comunicação durante o processo. Com isso, se um integrante da equipe em algum momento estiver se sentindo sem perspectiva, há mais chances dessa pessoa rapidamente encontrar motivação e entusiasmo para continuar trabalhando no projeto.
  • Aumenta e estimula a criatividade: quando trabalhamos em equipe, empregamos recursos diferentes daqueles que mobilizamos ao trabalhar de maneira individual. Por exemplo, um benefício muito interessante de se trabalhar em equipe é que, de maneira geral, estimula a criação ou o surgimento de ideias originais, além de permitir encontrar soluções criativas mais acertadas devido ao compartilhamento de ideias, a princípio individuais, mas que ganham valor quando são compartilhadas e trabalhadas pelo time.
  • Reduz os níveis de estresse: não trabalhar em equipe pode gerar maior carga de estresse e de trabalho. Em algumas ocasiões, podemos ficar presos em uma tarefa, o que nos dificulta avançar no projeto e, por conseguinte, aumenta o nível de estresse por não encontrarmos a solução. Quando trabalhamos em equipe, fica mais fácil identificar o problema, resolvê-lo e seguir com o trabalho, o que é melhor para todos os envolvidos.

Desvantagens do trabalho em equipe

Quando trabalhamos em equipe, também pode haver inconvenientes e descompassos que precisamos levar em consideração. Algumas das desvantagens de trabalhar em equipe são:

  • Perda de agilidade na tomada de decisões: ao trabalhar em equipe, devemos escutar e levar em consideração todas as opiniões de seus integrantes, o que às vezes pode retardar o processo. Quando trabalhamos assim, é importante que todas as ideias sejam estudadas e analisadas, exercitando, assim, a tolerância e o respeito.
  • Problemas de comunicação: em algumas ocasiões, quando trabalhamos em equipe, podem surgir problemas de comunicação e mal-entendidos que podem resultar em falta de organização ou em discussões. Para evitar essas situações, é interessante conhecer os pontos fortes e os pontos fracos dos membros do time para estabelecer funções que busquem assegurar o bom desempenho geral.
  • Reuniões improdutivas: nem sempre é necessário envolver toda a equipe nas reuniões, cada membro deve ter seu papel e suas responsabilidades específicas. Assim, antes de convocar todos, é importante identificar quem são as pessoas necessárias para tal reunião, se ela é essencial ou se as questões poderiam ser solucionadas com um telefonema ou um e-mail. O tempo vale ouro.
  • Falta de participação: a divisão de tarefas deve ser equitativa e um acompanhamento deve ser realizado para assegurar que todos os membros estejam cumprindo com suas tarefas e horários de trabalho. Às vezes, pode acontecer de um integrante da equipe não trabalhar em um ritmo conveniente ou levar os créditos por resultados que não são seus, o que pode criar um ambiente de trabalho ruim.
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Como trabalhar em equipe?

Ao sabermos as vantagens e as desvantagens de trabalhar em equipe, é mais fácil identificar quais são os cenários possíveis e qual é a maneira mais eficiente de organização de um time. Compartilhamos com você algumas das recomendações para trabalhar em equipe:

  1. Ter um objetivo comum. Deve existir coesão entre a equipe.
  2. Estabelecer funções que busquem assegurar a boa coordenação e desenvolvimento da equipe.
  3. Definir as responsabilidades e as tarefas de cada integrante para que todos trabalhem de maneira alinhada.
  4. Fomentar a comunicação e a participação. É preciso respeitar e escutar as opiniões de todos. Devemos ser empáticos e criar um bom ambiente de trabalho.
  5. A motivação e o reconhecimento são aspectos necessários para se alcançar um bom desempenho.

Os 5 “C” do trabalho em equipe

Os papéis no trabalho em equipe podem ser definidos seguindo o esquema dos 5 “C”:

  • Complementariedade
  • Comunicação
  • Coordenação
  • Confiança
  • Compromisso

Exemplos de trabalho em equipe em empresas de destaque

Empresas como Apple, Google, Starbucks, Cirque du Soleil… são atualmente casos de sucesso ou de referência no que diz respeito ao trabalho em equipe. Todos partilham de uma filosofia de trabalho similar, em que é de suma importância que os membros estejam comprometidos com um mesmo objetivo pelo qual são responsáveis e que contem com recursos e autonomia suficientes para sua realização.

No caso da Apple, Steve Jobs se esforçou para implementar e promover em suas equipes valores como a confiança e o apoio mútuo para que cada integrante fosse capaz de solucionar problemas sem a necessidade de uma supervisão constante.

A Google, por exemplo, investe milhões de dólares em pesquisa sobre trabalho em equipe para contribuir para a constante melhoria dos times da empresa. A empresa de tecnologia parte da ideia de que o trabalho em grupo pode ser um fator de sucesso ou de fracasso de uma organização e assim o explica em seu Projeto Aristóteles, que abrange todas as pesquisas realizadas em um período de cinco anos para criar o time perfeito.

Como promover e melhorar o trabalho em equipe?

Saber quais são as características de um trabalho em equipe bem-sucedido é um aspecto importantíssimo para poder implementá-las na organização, promovendo e melhorando a colaboração entre todos os funcionários.

Atividades em grupo

Existem diversas atividades para realizar em grupo e que ajudam a trabalhar e melhorar as habilidades coletivas, como a empatia, a coordenação e a comunicação e que podem ser traduzidas em melhor desempenho e maior satisfação. Não podemos nos esquecer do impacto direto que o nível de satisfação de um funcionário exerce sobre os resultados da empresa e a fidelização de talentos, um dos maiores desafios atualmente enfrentado pelas organizações.

Uma das atividades de maior destaque é o team building que oferece diferentes atividades a depender de qual é a necessidade a ser trabalhada na equipe, tal como, por exemplo, estratégia e inovação ou integração. Uma das dinâmicas mais populares é o Escape Room, jogo em que é preciso resolver um conflito ou um enigma, sendo necessário, para tanto, o envolvimento e a criatividade de todos os participantes. 

Como realizar teletrabalho em equipe?

Sabemos que o teletrabalho oferece benefícios interessantes, tais como equilíbrio entre vida pessoal e profissional, economia de tempo e custos etc., entretanto, também representa um desafio em outros aspectos, como a gestão de equipes ou reforço do compromisso e sentimento de pertencimento por parte dos funcionários.

Devido à fusão da tecnologia e da comunicação, já é possível realizar teletrabalho de maneira coordenada entre todos os membros de uma mesma equipe. 

 

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A importância do líder em uma equipe de trabalho

O papel do líder em uma equipe de trabalho é fundamental e as empresas dão cada vez mais importância à busca por perfis que saibam gerir equipes de trabalho de maneira eficaz. Sobre esta figura recaem responsabilidades como a divisão de tarefas, resolução de conflitos, motivação e reconhecimento da equipe etc. Um bom líder deve manter e promover um bom ambiente de trabalho, a afinidade entre os colaboradores e as boas relações profissionais enquanto se cumpre com os objetivos.