O que é networking?
Essencialmente, networking é o que a tradução do nome sugere: trata-se do processo de construir sua rede profissional de contatos trocando informações e ideias com pessoas que tenham profissões ou interesses em comum. Geralmente, acontece em um ambiente social informal ou em um evento, mas cada vez mais pode ser feito virtualmente também.
Por que o networking é importante?
A capacidade de construir uma rede profissional de contatos é uma habilidade procurada por muitos profissionais. Ao confiar em suas habilidades de networking, você pode não só melhorar seu conhecimento do setor ao encontrar pessoas com ideias semelhantes, mas também divulgar seu nome para ser considerado para oportunidades de emprego.
Como trabalhador temporário ou contratado, é fundamental que você gere suas próprias oportunidades de construir sua rede de contatos. Você pode fazer isso participando do maior número possível de eventos relevantes do setor, seja uma conferência, uma feira comercial ou um evento mais social. Com a pandemia de Covid-19, mais e mais oportunidades de networking online também surgiram – você pode enviar atualizações pessoais às suas conexões online para informá-las quando estiver disponível, conectar-se ativamente com pessoas relevantes em sites como o LinkedIn e partir em busca de oportunidades para ajudar suas conexões online. Você pode fazer isso recomendando seus serviços ou fazendo apresentações para essas pessoas.
Então, como você pode fazer networking de forma eficaz?
Aqui estão as 5 principais dicas da Randstad para realizar um bom networking:
• Estabeleça metas claras
• Prepare uma apresentação rápida sobre você
• Ouça ativamente os outros
• Tenha perguntas na ponta da língua
• Acompanhe as interações
Estabeleça metas claras.
Assim como quando você está se candidatando a um emprego ou iniciando um novo projeto, é importante definir metas para construir sua rede. Por exemplo, tente conversar com pelo menos cinco novos contatos durante um evento ou trocar detalhes de contato com um representante de uma organização específica. Você também pode definir metas para ler vários artigos do setor e compartilhá-los com suas conexões online ou tentar se conectar com um novo contato relevante no LinkedIn toda semana.
Prepare uma apresentação rápida sobre você.
Você chegou a um evento presencial ou iniciou uma conversa online. Excelente! Mas o que acontece quando alguém te pergunta sobre você e seus objetivos de carreira? Novamente, assim como em uma entrevista ou solicitação de emprego, você precisa estar pronto. É aí que entra sua apresentação rápida: um breve resumo sobre você e seu trabalho que o ajudará a se apresentar de forma eficaz, devendo ser envolvente e relevante. Se estiver participando de um evento presencial e tiver cartões de visita impressos, também pode ser uma boa ideia levar alguns deles com você para distribuir para os contatos que fizer.
Ouça ativamente os outros.
Uma habilidade-chave de um bom networker é ser capaz de ouvir e se envolver com a pessoa com quem está falando. Estar genuinamente interessado no que as pessoas estão dizendo e trabalhar duro para oferecer benefícios mútuos ao seu novo contato pode ser uma diferença significativa na forma como você se relaciona com os outros. Por exemplo, você pode oferecer uma apresentação pessoal a alguém ou dar sua opinião quando for relevante.
Tenha perguntas na ponta da língua.
Além de estar pronto para ouvir, também é importante estar preparado para fazer perguntas relevantes durante o networking. Pense no que você poderia aprender com a pessoa com quem está falando e quais insights gostaria de obter de uma interação. Ter perguntas prontas também pode impressionar um futuro empregador ou colega de trabalho.
Acompanhe as interações.
Depois de participar de um evento online ou virtual ou iniciar uma conversa, certifique-se de fazer o acompanhamento. Envie ao seu novo contato um e-mail rápido, uma mensagem no LinkedIn ou um texto informando o quanto você valorizou sua conversa com ele. Também pode valer a pena agendar lembretes para acompanhar essas conversas durante alguns meses.
Esperamos que você ache essas dicas úteis. Você pode descobrir mais sobre carreira em outros artigos do nosso blog ou pesquisar nossas vagas.