Como duas funcionárias da Randstad fizeram sua amizade virtual crescer?

Neste texto, duas colegas da Randstad, Nakisa e Caitlin, contam como se tornaram amigas no trabalho quando Nakisa começou a trabalhar na empresa durante a pandemia. Elas compartilham também suas principais dicas sobre como manter relacionamentos duradouros no trabalho.  

Fazer amigos no emprego é importante para o desempenho, o engajamento e a felicidade geral no local de trabalho e no dia a dia. Todos precisam de uma pessoa à qual possam recorrer, que os entenda e que também compreenda seu ambiente de trabalho – e não precisa ser só uma pessoa, podem ser duas, três, quatro... as oportunidades de amizade são infinitas! 

Essas amizades envolvem muito mais que apenas tomar um café ou respirar um pouco de ar puro juntos, embora beber café e desabafar sempre seja uma boa ideia. O fato é que elas são consideradas um dos principais elementos que contribuem para a satisfação no emprego. Como duas pessoas extrovertidas que adoram interagir socialmente, podemos realmente confirmar que é assim. Além disso, na Randstad, tanto antes quanto durante a pandemia, sempre nos certificamos de dedicar um tempo para construir relacionamentos com nossos colegas, tanto nas nossas equipes imediatas quanto na empresa como um todo: ter uma boa amizade no trabalho pode tornar o ato de vir trabalhar todos os dias muito mais agradável!

Porém, fazer amizades com colegas talvez não seja tão fácil quanto costumava ser quando passávamos 8 horas ou mais por dia juntos no local de trabalho todos os dias. As amizades virtuais talvez exigem um esforço um pouco maior, não apenas para serem construídas, mas para se manterem – mas garantimos que são igualmente gratificantes.

À medida que amigos de trabalho virtuais vão se tornando “melhores amigos para sempre” na vida real (por mais piegas que isso pareça), bolamos 6 dicas para ajudar a impulsionar suas novas e antigas amizades de trabalho. 

6 dicas para fazer as amizades de trabalho funcionarem para você.

1. Seja autêntico, seja você mesmo.

Primeiro e acima de tudo, você sempre deve ser você mesmo. Sua individualidade é muito importante; você traz algo especial para a equipe com a qual está trabalhando e para as amizades que faz. Amizades não se formam com base no que você acha que as pessoas querem que você seja, mas com base na sua verdadeira personalidade.

2. Faça planos para se encontrar pessoalmente.

Não vamos mentir e dizer que não estávamos nervosas quando decidimos nos encontrar pela primeira vez. Embora trocássemos mensagens constantemente e cultivássemos uma maravilhosa amizade virtual, não tínhamos certeza se teríamos algum assunto para conversar pessoalmente – e estávamos totalmente erradas! Saia da sua zona de conforto e crie coragem para se encontrar, é assim que as amizades prosperam. 

3. Dedique algum tempo para colocar a conversa em dia de vez em quando: "Alguém está a fim de um cafezinho?”

Não importa se são encontros rápidos pela manhã, antes de uma reunião, ou pequenos bate-papos revigorantes à tarde, é importante sempre estar em contato com seus amigos do trabalho (virtualmente ou no escritório). Isso não apenas faz lembrar que você sempre estará ao lado deles, mas ajuda a fazer uma pausa no seu dia a dia. Lembre-se, esses intervalos nem sempre têm de estar relacionados com o trabalho, você pode usá-los simplesmente para conhecer alguém um pouco melhor. 

4. Seja inclusivo: se você se conecta com alguns, tente se conectar com os outros também 

É maravilhoso encontrar um melhor amigo no trabalho e uma excelente companhia, mas não se esqueça do resto da equipe – você não quer que ninguém se sinta excluído das conversas! É natural que as pessoas façam conexões mais estreitas com alguns colegas do que com outros, mas certifique-se de não estar descartando nenhuma amizade por viver colado com uma ou duas pessoas. Dica importante: se estiver saindo para almoçar ou apenas para respirar um pouco de ar puro, convide a equipe para ir junto. 

5. Tudo tem seu tempo

Construir amizades requer tempo, e provavelmente nem todas as pessoas com as quais você trabalha se tornarão suas melhores amigas. Sempre haverá pessoas com as quais você se conecta rapidamente e convive melhor, e haverá outras com as quais a conexão talvez não seja tão instantânea – e isso é normal. Divirta-se e conheça todo mundo, vocês acabarão encontrando algo em comum entre si, mesmo que só seja aquele programa de TV preferido ou uma boa refeição (pessoalmente, nós gostamos de Gilmore Girls e comer pizza). 

6. Seja sempre positivo.

Encoraje os outros e estenda a mão quando achar que alguém na equipe talvez precise de ajuda. As coisas não têm sido nada fáceis nesses últimos 2 anos… aproveite essa oportunidade para transmitir uma atitude positiva para suas amizades de trabalho. Do mesmo modo, não tenha medo de demonstrar um pouco de vulnerabilidade – se estiver tendo alguma dificuldade, procure ajuda das pessoas mais próximas. Isso poderá realmente contribuir para o bem-estar mental e a motivação geral da equipe.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você – e boa sorte ao fazer novas amizades!

 

Para acessar nossas oportunidades de emprego:

Para acessar nossa websérie sobre dicas de carreira:

sobre as autoras.

nakisa behi e caitlin abbey

equipe de marketing da randstad 

Caitlin tem trabalhado na Randstad há pouco mais de 4 anos. Agora, ela atua como gerente de marketing júnior para todo o grupo Randstad. Nakisa juntou-se à equipe em março de 2021 como coordenadora de desenvolvimento de negócios.