Uma comunicação eficaz é essencial para uma carreira bem-sucedida. Existem características que todos os grandes comunicadores têm, e que os profissionais com aspirações de liderança podem, e devem, pôr em prática.

De acordo com Mike Myatt, especialista em liderança, para ser um grande comunicador, e, quem sabe, um grande líder, é preciso pôr em prática estes dez princípios, especificou para a Forbes:

1. ter uma mente aberta

A rigidez de uma mente fechada é o fator mais limitador de novas oportunidades. Um líder fortalece e enriquece as suas ideias quando se propõe debater com quem tem opiniões discordantes e posições opostas, com o objetivo não de convencê-los a mudar de ideias, mas de compreender a sua argumentação. Assim, esteja aberto ao diálogo com quem o confronta e desafia. O mais importante não é a opinião em si, mas a abertura e vontade de debater, de mente aberta, e aprender.

2. saber ouvir

Todos os grandes líderes sabem quando devem falar e quando devem ficar calados. Repetir a sua mensagem até à exaustão não terá o mesmo resultado de uma conversa, em que se cativa o outro, ouvindo e aceitando o seu ponto de vista, explicando porque não concorda, se for o caso. A melhor forma de se comunicar desenvolve-se num diálogo e não em um monólogo. Se você for fazer uma palestra, por exemplo, os ouvintes podem apreender novas ideias e conceitos, mas quem a protagoniza não está aumentando o seu conhecimento. E a sua mensagem vai ganhar mais força se ouvir o outro.

3. ler nas entrelinhas

Qualquer grande líder tem que ser muito hábil na capacidade de ler o que não foi dito. Numa época de comunicação instantânea, onde parece existir uma corrida desenfreada para dizer o que se pensa, sem parar para pensar em como a mensagem será percebida, a capacidade de perceber o que está além do discurso verbalizado pode ser o que vai o diferenciar e torná-lo extraordinário. Manter os olhos e os ouvidos abertos e a “boca” fechada, vai aumentar a sua consciência sobre os temas.

4. manter o foco nos outros

Os melhores comunicadores são hábeis, não só em aprender e compilar informações enquanto comunicam, mas também em propor ideias, alinhar expectativas, divulgar sua visão e inspirar à ação. Pode parecer contra-intuitivo, mas se concentrar mais no que os outros querem e nos seus interesses, você aprenderá mais e, com mais facilidade, alcançará o seu principal objetivo – passar a sua mensagem.

 

5. substituir o ego pela empatia

Ser franco na sua comunicação, com empatia e zelo, ao invés de mostrar arrogância, orgulho e um ego desproporcionado, traz resultados imediatos à sua comunicação. Uma imagem exagerada e elaborada retira autenticidade à sua mensagem. Se for transparente e empático, conseguirá transformar a dúvida em confiança.

 

6. evitar discursos ambíguos

Um discurso transparente consegue transformar a dúvida em confiança. Quando um líder é digno de confiança, as pessoas tendem a defender a sua causa, algo que dificilmente fariam por uma pessoa que não passa clareza. Mas não se pode pedir confiança; confiança conquista-se com as ações certas.

7. ser específico

Para evitar um discurso que pode ter várias interpretações, o melhor é ser específico. Aprenda a comunicar-se com clareza. Um discurso simples e preciso é sempre melhor do que um discurso complicado e confuso. É importante aprender a ser direto, evitando rodeios que distraiam e dispersem a atenção antes de chegar ao ponto essencial. Tempo é dinheiro e, como nunca, o tempo foi um bem tão escasso, por isso elimine o supérfluo. Concentre-se na mensagem central e faça valer cada palavra.

 

8. personalizar

Para que a sua mensagem seja eficaz e atinja o seu objetivo – que os outros a percebam da maneira que pretende - aposte numa comunicação mais “pessoal” e não meramente corporativa. Quanto mais envolvente for a comunicação, mais eficaz e persuasiva será. Costuma dizer-se que "as pessoas não se interessam sobre o quanto você sabe, se elas não souberem o quanto você se importa.” Se não promover relações de significado com as pessoas, não vai perceber o que elas têm em mente, até que seja tarde demais para conseguir fazer algo a respeito.

9. estar informado

Seja especialista nos assuntos sobre os quais fala. Domine os temas. Se não demonstrar experiência no tema, não será ouvido, muito menos levado a sério. As pessoas procuram e valorizam quem lhes acrescente valor. Certamente você já ouviu a afirmação “mais importante do que o que se diz, é como se diz”, mas não despreze o conteúdo. Os bons comunicadores preocupam-se tanto com o “que” quanto com o “como”.

10. falar para grupos como se fosse para uma só pessoa

Saber como trabalhar em uma sala cheia de pessoas e estabelecer credibilidade e confiança são chaves para interações bem-sucedidas. Os líderes nem sempre têm o luxo de falar com indivíduos em um ambiente íntimo, por isso precisam falar para uma sala com 10 pessoas e um auditório com 10 mil, como se estivesse falando individualmente com cada um.

Além destes princípios, é importante saber o que fazer quando a sua mensagem não se adapta ao público. Se a sua experiência, empatia ou clareza não têm o efeito desejado, poderá precisar adaptar a mensagem na hora. Ou seja, tenha sempre um “plano B”.