Você já se candidatou para uma vaga em suporte de TI e passou para a fase de entrevista? Leia nossas dicas detalhadas que vão te ajudar a conquistar o cargo. Se você ainda está na etapa de candidatura.
perguntas de entrevistas para suporte técnico de TI.
1. Cite um dos processadores (CPU) mais recentes.
Os processadores Intel Pentium Quad Core, Intel I3, I5 e I7.
2. O que significa USB?
Universal Serial Bus – atualmente na versão 2.0. Permite a
conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
3. Com quais sistemas operacionais você tem familiaridade?
É necessário que você se familiarize com o sistema utilizado pela organização em questão. Concentre sua resposta nesses sistemas, mas também mencione outros com os quais você tem experiência.
4. Quais são as desvantagens do uso de software de imagem?
Esta pergunta foi formulada para testar sua familiaridade com software de imagem. Descreva como funciona a análise de imagens e os atributos de um software específico para mostrar sua familiaridade com a geração de imagens.
5. Defina partições de disco rígido.
As partições de disco rígido dividem a unidade de disco rígido em segmentos menores para permitir melhor gerenciamento de espaço. Cada partição no disco pode ser considerada um disco separado, permitindo que diferentes sistemas de arquivos sejam utilizados em cada um.
6. Qual a diferença entre RAM e ROM? RAM significa Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).
É utilizada para o armazenamento temporário de dados que estão sendo trabalhados. ROM significa Read-Only Memory (Memória Somente de Leitura) e é utilizada para armazenamento permanente de dados que nunca devem ser alterados, por exemplo, BIOS.
7. O que você verificaria caso o áudio do seu computador não estivesse funcionando?
Verificaria o seguinte:
- Volume do alto-falante
- Conexões por cabo
- Fornecimento de energia para os alto-falantes
- Drivers de dispositivo.
8. Quais são as luzes de um modem/LAN e o que elas indicam?
As luzes são:
- Luz de alimentação - indica se está conectado à energia
- Luz de conexão - indica se o modem está recebendo sinais de banda larga ou de Internet do provedor (ISP)
- Luz de dados - indica se a internet está funcionando
- Luz de conectividade - indica se o modem está conectado a um computador
9. Quais são algumas das portas disponíveis em um computador?
As portas comuns são:
- Portas PS/2, para teclado e mouse
- Portas USB
- Portas de áudio
- Portas LAN ou Ethernet
- Portas VGA
10. O que significa DHCP e qual é a sua finalidade?
Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) – atribui endereços IP dinâmicos a dispositivos de rede, permitindo que eles tenham um endereço IP diferente cada vez que estiverem
conectados à rede.
11. O que significa DNS e para que é utilizado?
Domain Name Service (Serviço/Sistema/Servidor de Nomes de Domínio) – traduz nomes de domínio em endereços IP.
12. Liste cinco aplicativos do Microsoft Office.
- MS Word
- MS Excel
- MS PowerPoint
- MS Outlook
- MS Access
13. Quais são algumas versões do Windows XP?
- XP Profissional
- XP Home
- Media Centre
- Tablet PC e Mobile
14. Quais componentes são necessários para configurar uma Rede Doméstica Básica?
- Roteador/Hub
- Placas LAN
- Cabos LAN
15. Qual é o objetivo do BOOT.INI?
O Boot.ini é utilizado para decidir quais opções do sistema operacional serão exibidas durante o processo de inicialização.
16. Identifique alguns Firewalls.
Existem dois tipos básicos de firewall: camada de rede, que toma decisões com base em endereços de origem e destino, e camada de aplicação, que são hosts executados em servidores proxy e não permitem tráfego direto entre redes. Comodo e Zone Alarm são dois firewalls comumente utilizados.
Perguntas de entrevistas para vaga em suporte de TI relacionadas à personalidade.
1. Como você se sente em relação às suas habilidades de gestão?
Concentre-se em como você alcança resultados, mantendo boas relações com a equipe. Utilize exemplos de seus acertos e como você aprendeu com os erros. Enfatize sua energia e experiência.
2. Qual é o seu estilo de gestão?
Adapte sua resposta ao estilo de gestão da empresa para mostrar que o seu estilo irá complementá-la. Uma boa máxima a ser lembrada é "necessidades de tarefas, necessidades de grupo e necessidades individuais". Você também pode mencionar fatores como motivação e delegação.
3. Quais qualidades você busca quando contrata pessoas?
Mencione talento, experiência e habilidades interpessoais. Você também deve mencionar a iniciativa e o potencial para o futuro.
4. Em nosso setor, quais tendências importantes você observa?
Esta pergunta destina-se a testar os seus conhecimentos sobre o setor. É necessário que você se prepare antecipadamente. Você pode destacar desenvolvimentos tecnológicos, desafios econômicos e mudanças no mercado.
5. Quais motivos levaram você a deixar o emprego anterior/querer deixar o emprego atual?
Mantenha a honestidade e a concisão, mas evite respostas que sugiram conflitos de personalidade ou demissão. Tente apresentar essa transição de maneira positiva.
6. Você já teve que demitir alguém? Se sim, por que teve que fazer isso e como encarou a situação?
Mencione que a tarefa não foi agradável, mas que você conseguiu explicar o posicionamento e os motivos da demissão para a pessoa ao mesmo tempo que demonstrou empatia.
7. Seu currículo mostra que você pode ter uma qualificação além da exigida para este cargo. Qual a sua opinião sobre isso?
Você espera trabalhar a longo prazo com a empresa e espera que o bom desempenho do trabalho abra novas oportunidades internas. Você pode mencionar que empresas sólidas sempre precisam de profissionais bem qualificados e que, com suas qualificações, o empregador observará um bom e rápido retorno do investimento.
8. Qual é, na sua opinião, o aspecto mais difícil da área de gestão ou executiva?
Identifique uma das tarefas mais difíceis que serviu de motivação para a equipe em circunstâncias difíceis. Você pode incluir o planejamento e a conclusão de objetivos dentro do prazo e orçamento.
9. Qual salário você considera adequado para este cargo?
O salário é uma questão delicada. Você pode responder de diversas maneiras. Você pode falar um valor com base nas médias do setor para o cargo ou então dizer que não pode dar uma resposta realista até que saiba mais detalhes do trabalho. Não se desvalorize - você se arrependerá se falar um valor muito baixo. Em contrapartida, se falar um valor muito alto, vai desencorajar o empregador. É melhor evitar um valor específico, mas não dar a impressão de que o salário não é importante.
10. Como você se mantém a par dos novos desenvolvimentos tecnológicos?
Você pode mencionar seminários, cursos, notícias do setor e revistas de tecnologia. Você também pode mencionar o valor do networking.
11. Descreva-se profissionalmente em poucas palavras.
Não é para contar sua história de vida. Faça uma breve menção ao seu nível de escolaridade mais alto, onde você trabalhou e sua função com foco em seu cargo mais recente e, em seguida, cite os seus objetivos futuros. Você não deve dedicar mais de uma frase a cada aspecto.
12. Se sua gestão anterior estivesse na sala conosco, o que você acha que diriam sobre você?
Busque sempre pontos positivos. Dê respostas como: "Diriam que eu tinha motivação e trabalhava arduamente", "que eu era a pessoa mais confiável e eficiente da equipe" ou "que eu era excelente em solucionar problemas".
13. Quais perguntas você faria para identificar o problema de um usuário?
Esta pergunta avalia sua capacidade de resolução de problemas. Você poderia dizer que faria as seguintes perguntas:
- Descreva o problema. Apareceu uma mensagem de erro? Se sim, qual?
- Você já teve um problema semelhante ou outros problemas antes? Dê detalhes.
- O que você estava fazendo quando o sistema falhou?
- Algum novo hardware foi adicionado ao sistema?
- Algum novo software foi adicionado ao sistema?
- Você baixou algo da Internet?
- O que você fez, se fez algo, para corrigir o problema?
- Você é o único usuário que tem acesso ao sistema?
14. Para você, qual é o aspecto favorito do trabalho de suporte técnico?
A pergunta é um teste de motivação. Você precisa adequar sua resposta ao trabalho. Mencione aspectos como os desafios de trabalhar com novos sistemas e conhecer novas pessoas.
15. O quanto você é capaz de lidar com o estresse?
Aqui você precisa reconhecer que, às vezes, o trabalho e a vida podem ser estressantes. Você precisa mostrar quais técnicas utiliza para reduzir e controlar o estresse – gestão criteriosa do tempo, exercícios físicos, pausas, definição de prioridades são métodos que você poderia discutir.
Perguntas e respostas de entrevistas baseadas em cenários.
1. Um cliente reclama que seu computador está funcionando lentamente. O que você deve verificar?
Verificaria o seguinte:
- O tempo de inicialização é mais longo do que o habitual?
- É mais lento com uma aplicação específica ou no geral?
- Existem vírus, malware ou spyware?
- Espaço disponível no disco rígido.
2. Qual é o seu processo de resolução de problemas?
O processo básico de resolução de problemas é:
- Identificar o problema
- Considerar causas prováveis
- Testar teorias para identificar a causa
- Formular e implementar um plano para resolver o problema
- Verificar se o problema foi resolvido e implementar medidas para evitar que ele ocorra novamente
- Registrar suas descobertas, que ação você implementou e o resultado
3. Para você, qual é o aspecto menos favorito do trabalho de suporte técnico?
Esta pergunta é projetada para ver o quanto você se encaixa com a equipe atual. Uma boa resposta seria: não conseguir solucionar um problema devido a fatores fora de seu controle, como falha de hardware, por exemplo.
4. Descreva uma situação em que você teve que lidar com uma pessoa difícil e como foi isso. Você acha que deveria ter feito algo diferente?
Esta pergunta é melhor respondida fazendo referência a uma situação difícil que você enfrentou, mas teve um resultado bem-sucedido. Em termos gerais, você pode dizer que entende a frustração dos usuários finais e uma boa comunicação ajuda muito na resolução de problemas.
5. Você acredita que consegue solucionar problemas? Se sim, por quê? Pode dar algum exemplo?
Você deve, obviamente, dar uma resposta positiva. Você deve dar exemplos que mostrem que você tem pensamento crítico e que estaquem suas habilidades.
Perguntas de entrevistas para suporte de TI voltadas para a empresa.
1. O que você sabe sobre nossa empresa e nossos produtos?
Para responder a essa pergunta, você deve ter pesquisado antes e mostrar o que sabe. Você precisará saber o ramo de atuação da empresa e um pouco sobre seus produtos. Você também precisa se atentar aos desenvolvimentos recentes e conhecer um pouco sobre os principais profissionais da empresa.
2. Por que você quer trabalhar para esta organização?
Deixe os entrevistadores saberem o que você pesquisou, dizendo que em sua busca de emprego a empresa deles se destacou das demais porque "...". Você também deve mencionar a história da empresa, produtos, filosofia, reputação etc.
3. Quais são suas razões para querer trabalhar conosco?
A partir de sua pesquisa sobre a empresa, você deve ser capaz de explicar o que atraiu você a se candidatar para a vaga, talvez eles se concentrem em uma área de pesquisa que você gosta ou gostaria de trabalhar; talvez ofereçam oportunidades que os concorrentes não oferecem; ou possivelmente são ativos em um campo que lhe interessa. Responda cuidadosamente, porém, não finja ter interesse em algo que você não tem, isso será notado se for mentira.
Perguntas de entrevistas relacionadas a carreira em TI e suporte técnico.
1. O que você busca em um emprego?
Adapte sua resposta à empresa em questão. Fale sobre desafios, satisfação no trabalho, oportunidades e ambiente de trabalho.
2. Por quanto tempo você espera permanecer na empresa?
Diga que você busca uma carreira na organização, mas precisará de desafios contínuos.
3. Quais são os seus objetivos de longo prazo?
Relacione a resposta com a descrição do cargo e a empresa e descreva qual progresso você gostaria de ter naquele ambiente.
4. Até agora, qual nível de sucesso você acredita que atingiu?
Aqui você precisa passar um ar de confiança. Diga que o desenvolvimento da sua carreira até o momento foi ótimo (dê exemplos de como você acredita que obteve sucesso).
5. Descreva três realizações nos últimos anos das quais você mais se orgulha.
Identifique três de suas melhores conquistas e diga por que se orgulha delas – você pode considerar as dificuldades, os resultados etc.
6. O que você se vê fazendo daqui a dois ou três anos?
Este é um teste à sua ambição e possível lealdade. Responda com franqueza sobre o que espera alcançar e pergunte aos entrevistadores se seus objetivos são uma possibilidade com a empresa.