Todos nós, em algum momento de nossas carreiras, somos questionados sobre nossa pretensão salarial. Essa pergunta, que embora possa parecer muito simples, pode gerar uma grande dor de cabeça se não tivermos muita experiência com entrevistas de emprego, a preparação ideal para o momento da entrevista ou até mesmo se não soubermos o que responder. Conheça algumas estratégias que você pode adotar para se sair bem nesse momento importante da entrevista de emprego:

1.proponha uma faixa salarial

A primeira opção é propor uma faixa salarial ao invés de um valor específico. Além de responder à pergunta sobre a remuneração esperada, você demonstra flexibilidade para chegar ao valor final juntamente com seu possível empregador. É importante estabelecer a faixa salarial a partir da remuneração mínima desejada para que você tenha margem para negociação.

exemplos:

“Atualmente, com base na minha experiência e capacitação, estou participando de processos para cargos com remuneração que varia de R$X a R$XX líquido, dependendo do pacote de benefícios. Esses valores estão dentro do orçamento definido para o cargo?”

2.antecipe-se

Uma boa possibilidade é antecipar-se e perguntar diretamente qual é a remuneração oferecida para o cargo ao qual está se candidatando antes que o entrevistador o faça. Se a remuneração oferecida corresponder à sua pretensão, ótimo. Mas se o entrevistador fizer a pergunta primeiro, você pode adaptar a sua resposta. 

exemplo: “Eu estava prestes a perguntar sobre a remuneração proposta para o cargo. Você poderia me informar a faixa salarial estabelecida para esta posição?”

 

3.adie a resposta

Essa estratégia é muito útil se você ainda está conhecendo mais sobre o escopo do cargo, a cultura da empresa e os benefícios. Não se precipite em informar um valor até que você tenha clareza sobre todas as variáveis, incluindo sua própria expectativa de remuneração. Recomendamos desviar da pergunta o máximo possível, até que seu entrevistador esteja convencido de que você tem o perfil mais adequado para o cargo.

exemplos:

“Gostaria de conhecer a equipe de trabalho e saber mais sobre o cargo antes de falar sobre remuneração”; ou “Posso negociar minha remuneração para a oportunidade de trabalho ideal, então gostaria de obter mais informações antes de discutir a remuneração”.

Embora falar sobre dinheiro possa ser desconfortável, é uma etapa fundamental e inevitável no processo de busca de emprego. Sempre há uma faixa salarial destinada a cada cargo, e os recrutadores frequentemente perguntam sobre as expectativas salariais do candidato para verificar se estas correspondem aos parâmetros da organização.

Se no decorrer de uma entrevista não for mencionado o assunto remuneração, você deve buscar o momento certo para comentar que tem interesse na oportunidade e perguntar de forma respeitosa e concreta qual é o salário estipulado para aquele cargo.

E você, saberia responder a essa pergunta na sua próxima entrevista de emprego?

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!