Todos estamos sujeitos a sentir um pouco de solidão no trabalho de vez em quando. Lidar com isso é ainda mais difícil quando ao seu redor estão pessoas que parecem completamente satisfeitas. Sentir um distanciamento ou exclusão por parte das outras pessoas pode começar a afetar você depois de um tempo.
Querer se sentir parte de um grupo faz parte da nossa natureza humana, está em nosso DNA. Por milhares de anos esse sentimento garantiu a sobrevivência de nossos ancestrais. A solidão é, em parte, o sentimento que temos quando nos deparamos com alguma exclusão, uma herança do tempo em que isso representava um risco à própria vida.
A solidão pode nos afetar fortemente, e todos nós gostaríamos de viver sem precisar senti-la. Veja como combater esse problema. Se você está sentindo solidão, saiba que você não está só!
Solidão no trabalho
Esse sentimento pode ser dominante. Pode colorir de cinza seus dias durante a semana de trabalho e esgotar seu entusiasmo. À medida que o entusiasmo diminui, também diminuem os níveis de energia e a produtividade geral, criando um ciclo de desânimo que parece apenas piorar.
Muitas vezes essa sensação pode ser exacerbada ao estar perto de outras pessoas que fizeram conexões estáveis com seus colegas. Ver as pessoas ao seu redor interagindo positivamente umas com as outras apenas salienta o que você sente que está faltando. Em pouco tempo, sua percepção da exclusão distorce a realidade da situação.
Mas esse não é um caso perdido. Nem tudo gira em torno das conversas casuais entre os colegas, e fazer parte delas pode não ser a solução que você precisa. É possível se fortalecer em seu interior, sem depender das relações externas.
A importância de se compreender
Grande parte dos problemas e dificuldades pode ser trabalhada no âmbito da própria mente. O tédio, a depressão e a solidão podem ser atribuídos também a uma rotina insatisfatória.
Ter hábitos faz parte da natureza humana. Hábitos podem ser úteis e, de alguma forma, podem moldar nossa personalidade, mas não são a mesma coisa que manter uma rotina inflexível dia após dia. Acordar para mais um dia que promete ser uma cópia de ontem não é nada animador.
Uma estratégia incrivelmente poderosa e simples para deixar sua rotina de trabalho menos monótona é aprender a exercitar a apreciação e a admiração. Permita-se parar e apreciar. Sinta a mudança de perspectiva ao notar algo que geralmente passa despercebido.
Atribuir hábitos é útil para concluir suas tarefas diárias, especialmente no ambiente de trabalho. Isso significa ignorar muitos estímulos e informações que não são necessários para seguir as etapas estipuladas. Aprender a apreciar sua postura perante a vida e o fato de viver é uma enorme fonte de contentamento.
Quando dominar essas questões, você verá que a solidão no trabalho não é páreo para essa estratégia.
Regra dos opostos
Há uma curiosa lei fundamental por trás de tudo que pode ser difícil de definir. Você recebe aquilo que dá. Você perde aquilo que toma. Tudo tem um oposto e tende a ter uma resposta de acordo com essa peculiaridade aparentemente estranha da realidade.
Para sentir carinho por alguém, é preciso dar carinho. Isso também vale para o amor e a amizade. Sentir exclusão no trabalho, mesmo que externamente você aja como se tudo estivesse normal, permitirá que o sentimento continue.
Se você busca fazer amizades no trabalho, ofereça a sua amizade sem esperar nada em troca. Lembre-se de que todos ao seu redor são tão falíveis quanto você. Trate-os com a gentileza que gostaria que tratassem você e veja o que acontece. Você pode se surpreender!
Estamos juntos nessa
Mesmo que você não esteja sentindo solidão no trabalho no momento, se notar alguém que parece triste, você pode mudar o dia dessa pessoa simplesmente dizendo “olá”. O truque é tratar a todos como gostaríamos que nos tratassem.
Fácil de lembrar, não é?