Há cinquenta anos atrás, quando as pessoas começavam a trabalhar em um setor, seguiam nele até o fim de suas carreiras. Isso praticamente não acontece mais no mercado de trabalho atual. Com tantas opções de carreira disponíveis e diversos casos bem-sucedidos com mudança de carreira, fazer essa transição é mais fácil do que você imagina.

Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas se requalifiquem e mudem de carreira diversas vezes ao longo da vida. Mas como sabemos quando é o momento certo para essa mudança? Consulte este guia para mudar sua vida profissional para melhor. 

Entender os sinais é primordial neste processo, até mesmo os profissionais mais satisfeitos e felizes às vezes atingem um certo nível de esgotamento durante sua carreira - que pode ser apenas temporário. O excesso de trabalho e o cansaço geralmente se resolvem com umas férias para recarregar as energias.

A questão é: como distinguir entre o esgotamento e a insatisfação com a carreira? Alguns dos sinais comuns para o último caso são exaustão, falta de satisfação ou realização, tédio ou conflito com seus ideais. Nessas circunstâncias, geralmente há algo extremamente errado com o seu trabalho. Você pode estar no cargo errado, no setor errado ou até mesmo na carreira errada. 

 

Então, o que fazer?

Para muitos profissionais, mais assustador do que odiar o próprio trabalho é não saber mais o que fazer com suas vidas. Encontrar algo que desperte paixão e alimente a imaginação é fundamental, uma vez que a realização pessoal está atrelada à realização profissional.

Considere seus interesses e paixões, pense no que é importante para você e o que te motiva. 

Confira a seguir  algumas dicas que irão te ajudar a pensar sobre o assunto.

1- Quais são os seus pontos fortes?

Identifique se você tem uma personalidade criativa ou lógica. 

2- Qual é o ambiente de trabalho ideal para você?

Pesquise sobre os setores que necessitam dessas habilidades, traduza todas essas informações em um produto, serviço ou habilidade que os empregadores valorizam.

3-Permita tempo suficiente para que sua ideia se desenvolva e crie planos futuros.

 

4- Identifique exatamente o que está fazendo você se sentir infeliz.

Seu ressentimento e insatisfação atuais podem não estar relacionados à sua carreira e setor, mas sim ao seu ambiente de trabalho.  Se você está insatisfeito com sua carga horária, uma mudança para meio período pode ser mais adequada, por exemplo. Se a cultura e o ambiente da empresa estão te fazendo mal, mudar para outro departamento ou trabalhar remotamente mais dias por semana pode ser uma solução. 

5- Encontre uma solução.

Isso pode ser tão simples quanto querer continuar fazendo as mesmas atividades, porém em outro lugar. Nesse caso, podemos te ajudar. 

Mas se você decidiu mudar de carreira, o próximo passo é criar um plano com etapas executáveis. Você deve identificar se possui qualificação para esse novo setor. Caso contrário, será necessário se requalificar? Você possui recursos financeiros para se sustentar enquanto se requalifica? Há diversas bolsas e empréstimos estudantis disponíveis para ajudar as pessoas nessa fase de suas carreiras. Por isso, pode ser mais fácil do que você imagina.