Se você planeja uma mudança de carreira, talvez deseje procurar anúncios on-line, pesquisar empregadores em potencial ou fazer networking com seus contatos. Mas, e se o primeiro passo a ser considerado não fosse nenhum desses? E se você realmente tivesse que começar se olhando no espelho?
Bem, talvez não literalmente. Sua aparência física não é o que importa, e sim a sua marca pessoal.
Afinal, o que isso significa? As empresas fazem o possível para se apresentar de maneira favorável: por meio de sua marca empregadora, a estratégia pela qual conseguem atrair os melhores candidatos e colaboradores. E a ideia também funciona na outra direção. Os candidatos em busca do melhor cargo e da melhor empresa terão muito mais oportunidades de conquistá-los se dedicarem tempo para lapidar a sua marca pessoal.
por onde começar?
Revisar seu currículo e obter algumas referências não é suficiente. Se você deseja realmente impressionar os recrutadores, deve começar mantendo uma presença on-line bem desenvolvida e consistente. Se um antigo colega de faculdade consegue ver nas suas redes sociais o que você anda fazendo, um futuro empregador em potencial também consegue. E com certeza é exatamente o que farão.
Para se apresentar melhor, atualize seu status com frequência e compartilhe conteúdo nas suas redes sociais. Concentre-se no LinkedIn para melhorar sua presença on-line e ampliar seus contatos. Você também pode compartilhar o conteúdo e postagens de outras pessoas, assim você ganhará mais visibilidade e reconhecimento da sua rede de contatos.
a importância do Linkedin
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com mais de 500 milhões de usuários, é um ótimo canal para ampliar sua marca pessoal. Aproveite ao máximo, adicionando conexões e recebendo recomendações. Relacione o seu trabalho com suas publicações, produções e experiência. Organize seu conteúdo com regularidade, principalmente aqueles relacionados à sua área de especialização profissional.
De acordo com Laura Shin, autora do e-book da Forbes “The Millennial Game Plan: Career And Money Secrets to Succeed in Today’s World” (A estratégia da geração Y: segredos financeiros e de carreira para ter sucesso no mundo de hoje, em tradução livre), o segredo é fazer com que seu perfil seja fácil de encontrar e visualmente atrativo. Escolha bem as fotos de perfil e de capa e certifique-se de que as palavras-chave do seu setor estejam nas descrições, para que os empregadores encontrem você com mais facilidade quando buscarem perfis com as suas habilidades.
Você é especialista na sua área e gosta de escrever?
Então, talvez seja uma boa ideia compartilhar suas opiniões em um blog.
Existem muitas plataformas para publicar seus próprios textos e são uma ótima oportunidade para mostrar seus conhecimentos, habilidades e experiências. Além disso, você pode conseguir mais visitantes vinculando seu blog à sua página do LinkedIn. Parte do conceito de marca pessoal também inclui projetar uma imagem coesa por meio de ideias e conteúdo.
torne seu currículo impressionante
Quando a sua presença on-line estiver estabelecida e em ordem, revise seu currículo. Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente precisará “tirar a poeira” e atualizá-lo. O currículo pode parecer uma ferramenta ultrapassada, mas ainda é por meio dele que muitos recrutadores começam a avaliar seus candidatos.
Mary Eileen Williams, autora do livro “Land the Job you Love” (Conquiste o emprego que você adora, em tradução livre), aconselha os candidatos a se esforçarem para elaborar um bom currículo. Pois, acima de tudo, continua sendo o documento mais importante, que resume toda a sua vida profissional em um único lugar.
Certifique-se de que todos os seus materiais escritos chamem atenção e tenham um estilo agradável de ler. Simplifique o layout utilizando o espaço de forma descontraída e evite incluir referências, dados ou explicações em excesso. Siga o mesmo estilo em seu currículo, cartas de apresentação, perfis on-line e cartões de visita. Considere que os recrutadores profissionais dedicam seis segundos em média para ler um currículo. Isso significa que, se você não destacar o que é importante, ninguém vai ver!
Ao embarcar em sua próxima busca de emprego, lembre-se sempre de que sua marca pessoal é a percepção pública dos dados e momentos mais relevantes de sua carreira. Passe uma imagem e um estilo que correspondam ao talento buscado e àquilo que você tem para oferecer.
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