Você já sentiu que deveria buscar uma carreira que se adapte melhor às suas habilidades do que o seu trabalho atual? Sabe aquela sensação incômoda de que seu talento está sendo desperdiçado e que existem outras oportunidades te esperando? Mas sabemos que abandonar a vida profissional estável por algo desconhecido parece arriscado e você fica se questionando: será que mudar de carreira agora é realmente uma opção?
Sim, é uma opção. Se você sente que seu plano de carreira atual não te satisfaz, não tenha medo de tentar uma transição. Muitos motivos provocam mudanças drásticas de carreira, como a falta de oportunidade de desenvolvimento em um setor, o fato de você nunca ter escolhido sua carreira ou mudanças em sua vida que levaram a novos interesses e mudaram seus valores.
- Se você não sabe por onde começar, nossos recursos de mudança de carreira apresentam informações úteis, conselhos e dicas necessárias para te ajudar nessa mudança.
mudança de carreira
avalie seus talentos
Se você está começando essa jornada sem saber onde realmente quer chegar, seu primeiro passo deve ser uma avaliação honesta de suas habilidades e talentos. Pense sobre si e o que satisfaz você para fazer a escolha certa.
Considere o que você conquistou em sua carreira atual e tenha clareza sobre o que você gosta e o que não gosta na função.
escolha o momento certo para a mudança.
Se você está considerando uma transição profissional, é bom que sua vida pessoal esteja em ordem. Se você estiver em uma fase de mudança de casa, por exemplo, isso pode facilmente desviar seu foco. Um ambiente seguro e uma rede de apoio lhe darão a confiança necessária para assumir uma mudança profissional.
pesquise sobre o novo setor.
Após identificar qual direção seguir e achar que é o momento certo, procure conhecer quais são as habilidades e qualificações que você precisará adquirir para conquistar o novo cargo. Identifique suas habilidades transferíveis, bem como quaisquer conhecimentos que você precise adquirir e inscreva-se em aulas ou treinamento on-line para aprimorar seu conhecimento.
Você precisará aprender muito em um curto período, então faça networking para encontrar mentores e especialistas que possam aconselhar você e que estejam abertos a compartilhar a própria experiência. Alguém que trabalhe no setor ou função que você almeja pode te orientar de maneira prática, ajudando a compreender melhor a área de interesse.
pense no longo prazo.
Alinhe suas expectativas e defina prazos realistas. Quando você sente que é momento de descobrir um novo ramo de trabalho, seu primeiro obstáculo é dar o primeiro passo. Prepare um novo currículo que destaque suas habilidades e experiências mais relevantes para o trabalho desejado, mas também dê abertura para cargos onde você possa aprender e crescer. Você precisará ser flexível e aceitar que pode ter que fazer concessões sobre remuneração e cargo nessa transição de carreira.
As transições de carreira não precisam ser repentinas. Você pode escolher uma abordagem mais gradual e trabalhar para uma transição ao longo do tempo. Isso pode significar fazer mudanças em seu trabalho atual, estudar à noite, aprender novas habilidades, fazer networking e conversar com mentores – tudo para ter um perfil mais atrativo para novos empregadores em potencial. Isso também pode significar passar por diversos empregos para estabelecer sua nova carreira.
Atualmente, a maioria de nós não permanece em uma única carreira desde o início da vida profissional até a aposentadoria, e talvez seja hora de abraçarmos o fato de que nossa vida profissional reserva muitas oportunidades e surpresas agradáveis se estivermos dispostos a correr alguns riscos para redefinir nossa identidade profissional.