A capacidade de usar comunicação verbal e escrita é exclusiva dos seres humanos. Isso é o que nos separa do resto do reino animal. Além disso, a capacidade de pensar e imaginar faz parte da essência dos humanos. Assim como a comunicação eficaz nos separou dos animais, comunicadores eficazes também se sobressaem no local de trabalho.

Comunicação verbal 

Você provavelmente fala muito mais do que pensa. Cada palavra que pronuncia e o modo como a expressa diz algo sobre você, o que significa que deve considerar atentamente tudo o que diz; algo de igual importância é levar seu público em consideração.

Em situações casuais, você relaxa e consegue ser você mesmo, mas reuniões e apresentações são ocasiões completamente diferentes e podem te tirar da sua zona de conforto. Porém, as regras são as mesmas.

Em uma conversa casual, você tem de engajar o público. Você faz isso usando determinado tom de voz, o tema abordado e o modo como entrega a mensagem, além de movimentos corporais. Em situações formais, você tem de engajar seu público e gerar empatia. Isso pode ser feito revelando um pouco de si mesmo, para fazer com que o público se sinta privilegiado.

Também é uma boa ideia descer do palco durante uma apresentação, caso você esteja em um, pois isso fará com que você se aproxime mais de seus ouvintes. Observar como os políticos se apresentam ensinará muito sobre como se expressar de maneira eficaz em público.

Há, é claro, várias coisas a serem evitadas. É bom variar o volume e o tom da sua voz para animar seu discurso. Você não deve gritar, pois isso pode ser visto como um sinal de insegurança, ao passo que sussurrar pode ser interpretado como falta de confiança. Durante reuniões, você deve evitar tanto interromper outros palestrantes quanto monopolizar as discussões.

Suas habilidades de comunicação em entrevistas de emprego também são de fundamental importância.

Comunicação escrita

As comunicações escritas devem ser consideradas com atenção, pois são um registro permanente de seus pensamentos. Cartas, memorandos e relatórios devem ser elaborados e revisados com muita atenção para verificar erros de ortografia e gramática. Eles devem ser sucintos – seus leitores são pessoas ocupadas e não querem ter de lidar com textos excessivos. E-mails e mensagens de texto devem ser formais e tratados com o mesmo cuidado. Todas as comunicações escritas devem parecer profissionais.

Com comunicações eletrônicas escritas é fácil cair na linguagem típica desses tipos de textos e acrescentar emojis e sequências de caracteres repetidos e desnecessários. Isso não é muito profissional e deve ser evitado. Também é muito comum escrever um texto ou um e-mail com pressa ou com raiva, e você se arrependerá mais tarde de ter agido assim, por isso controle suas emoções.

E, finalmente, não se esqueça de que nem todas as questões precisam da contribuição de todos, não importa sua forma. Evite gerar um tráfego desnecessário de e-mails, copiando muitas pessoas.

Em todas as comunicações, lembre-se de que tudo o que disser ou escrever será um reflexo do que você é. Seu futuro na empresa poderá depender de quão eficaz você é na maneira de se comunicar.

 

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