Você gosta de tecnologia, sabe codificar e possui um talento especial para a resolução de problemas? Então você pode se tornar um desenvolvedor web de sucesso no Reino Unido. A sua profissão também será bastante procurada devido à rápida transformação digital da sociedade e à séria escassez de habilidades, tornando o mercado de trabalho mais favorável aos candidatos. Um relatório do governo de 2019 constatou que:
- 82% dos empregos no Reino Unido possuem como requisitos habilidades digitais
- Esses empregos pagam 29% a mais, em média, do que os empregos que não exigem habilidades digitais.
- Empregadores enfrentam dificuldade para preencher um terço das vagas devido à falta de competência digital.
Então, como você pode entrar nessa profissão? Leia nosso guia sobre como se tornar um desenvolvedor web para saber mais informações.
As características do desenvolvimento web:
- As diferentes funções disponíveis, desde trabalhos de desenvolvedor full-stack até especialistas de front-end ou back-end
- Locais onde você pode trabalhar
- As qualificações e habilidades necessárias, incluindo ótimos cursos de desenvolvedor web
- Oportunidades de progressão de carreira para desenvolvedores web recém-formados ou juniores
Um dia na vida de um desenvolvedor web
Como desenvolvedor web, você escreverá códigos para novos sites, recursos e aplicativos, além de atualizar ou manter sites existentes. No entanto, não se trata apenas de escrever códigos. Você também pode:
- Trabalhar com clientes ou partes interessadas internas para estabelecer pontos que atendam às necessidades do público que acessa o site e aspectos funcionais, como lidar com transações
- Testar novos sites e recursos para garantir que funcionem corretamente em diferentes navegadores e dispositivos
- Identificar e solucionar problemas técnicos
- Instalar e manter a segurança do site para proteção contra ataques cibernéticos
- Carregar sites concluídos em servidores e registrá-los nos mecanismos de pesquisa
desenvolvedor web é diferente de web designer
É importante observar que um desenvolvedor web é diferente de um web designer, apesar da relação entre essas duas profissões.
Resumidamente, os desenvolvedores web dão vida aos planos que os web designers criam. Os desenvolvedores web constroem tudo o que faz os sites funcionarem, à medida que os web designers planejam os elementos visuais, incluindo imagens e elementos da marca.
É possível que você precise dominar ambas as áreas se estiver trabalhando em uma equipe pequena ou como autônomo.
tipos de desenvolvedor web
Você pode optar por se especializar em linguagens de programação ou setores específicos, mas, geralmente, os trabalhos de um desenvolvedor web são classificados em três categorias:
- Desenvolvedor front-end: trabalha no layout, conteúdo e recursos do site – ou no “front-end” do site – para melhorar sua aparência e usabilidade. Você pode se especializar em JavaScript, CSS/HTML, interface do usuário ou desenvolvimento para dispositivos móveis.
- Desenvolvedor back-end: trabalha nos bastidores para gerenciar a funcionalidade de um site por meio de elementos como servidores, aplicativos e bancos de dados. É possível se especializar em Java, interfaces de programa de aplicativos (APIs) ou Scala.
- Desenvolvedor full-stack: você acertou – é a combinação de habilidades e conhecimentos em ambas as áreas para criar e monitorar sites, sendo responsável por todas as etapas.
locais onde você pode trabalhar
Assim como outras profissões de marketing digital, há diferentes formas de trabalhar com desenvolvimento web.
- Internamente: você trabalhará para uma marca ou organização, gerenciando o site existente e desenvolvendo novos sites quando necessário.
- Agência: você trabalhará com projetos para diversos clientes em diferentes setores, possivelmente criando sites do zero, bem como atualizando os existentes.
- Autônomo: você trabalhará de maneira semelhante a uma agência, mas será independente.
É normal experimentar diferentes opções ao longo de sua carreira em TI, à medida que progride para entender como e em quais segmentos você gosta de trabalhar.
como se tornar um desenvolvedor web no Reino Unido
qualificações e formação
Os empregadores geralmente esperam que candidatos como você tenham diploma de Ensino Superior e solicitam comprovação de experiência de trabalho, juntamente com habilidades técnicas.
Há diversas opções de diplomas para atuação em desenvolvimento web. As boas opções de graduação incluem ciência da computação, formação de TI, engenharia de software, programação e web design. Além disso, Diplomas e Certificados Nacionais BTEC e SQA podem ajudar você a ingressar na área.
Áreas mais especializadas incluem design multimídia, web design, desenvolvimento web e gerenciamento de conteúdo web.
No entanto, você nem sempre precisará de treinamento formal para conseguir um cargo de desenvolvedor web. Há diversos cursos de desenvolvedor web que são gratuitos ou acessíveis e que podem ajudar você a melhorar suas habilidades de codificação e obter certificados. Veja três opções para começar:
Codeacademy
Qualquer pessoa interessada em iniciar uma carreira em desenvolvimento web também pode ter acesso a diversas outras qualificações relacionadas a TI. Também é necessário desenvolver um sólido conhecimento de assuntos relacionados a web design e design gráfico, design interativo e tecnologia da internet. A obtenção de Diplomas e Certificados Nacionais BTEC e SQA fornece uma boa base para ingresso na área.
FutureLearn – Introdução ao desenvolvimento web
Udemy
qualidades e habilidades pessoais
O desenvolvimento web é um trabalho criativo. Sendo assim, você precisará de imaginação e capacidade de resolução de problemas, bem como habilidades básicas de programação. Você também precisa:
- Ser adaptável para aprender novas técnicas e corrigir bugs
- Ter boa comunicação com os clientes, gerentes de conta ou outras partes interessadas
- Estar preparado para trabalhar de forma independente ou como parte de uma equipe
- Ser detalhista e prestar atenção às imperfeições
- Ter motivação e habilidades de organização para cumprir prazos apertados
- Saber como realizar diversas tarefas ao mesmo tempo ao trabalhar em diversos projetos
- Ter uma visão comercial se estiver trabalhando com clientes
- Conhecer as disciplinas relacionadas, como TI, experiência do usuário, SEO e conteúdo
montando seu portfólio
Montar um portfólio é uma ótima maneira de mostrar sua experiência e habilidades para empregadores e clientes e obter novas oportunidades. Ao passo que apresentar um bom currículo seja ótimo, um sólido portfólio é ainda melhor! Ele pode incluir sites, recursos ou outros projetos que você criou profissionalmente ou não.
Caso esteja procurando por cargos juniores na área de desenvolvimento web, mas ainda não possui nada em seu portfólio, veja algumas formas de começar:
- Crie seu próprio site para mostrar sua marca e experimentar
- Crie sites para amigos ou familiares
- Faça trabalho de desenvolvimento voluntário para instituições filantrópicas
- Contribua com outros desenvolvedores em projetos de código aberto
oportunidades de progressão para desenvolvedores web juniores
Você provavelmente começará como desenvolvedor web júnior ou recém-formado. Em seguida, progredirá para desenvolvedor sênior e, ao longo do tempo, se tornará líder. As funções seniores trazem oportunidades para gerenciar projetos do início ao fim, além de oferecer mentoria a desenvolvedores juniores e intermediários em sua equipe.
Aprender diferentes linguagens de codificação é uma ótima maneira de expandir seu repertório, pois você poderá trabalhar em mais plataformas - ou poderá se especializar em uma área que possui maior demanda. Outra opção para progredir é criar sua própria agência de desenvolvimento web, na qual você conquistará clientes e empregará outros desenvolvedores.
Pesquise trabalhos de desenvolvedor front-end, back-end ou full-stack próximos de você
A Randstad Technologies fornece colocação a desenvolvedores web no Reino Unido e outros locais. Se você está pronto para dar o primeiro passo, você pode encontrar opções de carreira em TI como desenvolvedor em nosso site, ou você pode nos enviar o seu currículo e receber oportunidades personalizadas diretamente em sua caixa de entrada assim que estiverem disponíveis.
Deseja continuar aprendendo? Acesse nossa central de carreiras para obter mais descrições de cargos e dicas de trabalho