Afinal, o que um contador de finanças corporativas faz?

As finanças corporativas focam na obtenção de financiamento e na estrutura de capital da empresa, com o objetivo de aumentar seu valor.

As atividades envolvem captar recursos, auxiliar em transações, como aquisições ou compra de participação por parte da administração, além de obter empréstimos bancários. Os profissionais de finanças corporativas podem atuar em uma empresa de contabilidade ou em funções internas em uma organização.

Atuar como contador de finanças corporativas coloca você no centro dos negócios, permitindo que contribua diretamente para o sucesso comercial da empresa.

como é o dia a dia deste profissional?

Suas responsabilidades podem abranger pesquisa, orientação sobre opções financeiras, modelagem financeira, análise quantitativa e avaliações de negócios. As funções variam um pouco dependendo do que você optar: trabalhar em uma empresa de contabilidade ou no departamento financeiro de uma empresa.

qual é a diferença entre trabalhar para uma empresa de contabilidade ou no departamento financeiro de uma empresa?

Trabalhar em uma empresa de contabilidade oferece exposição a clientes de diferentes setores. Você atuará em conjunto com uma equipe e terá a oportunidade de interagir regularmente com os clientes, além de oferecer suporte a novas iniciativas da empresa. 

Trabalhar na área financeira de uma organização oferece maior continuidade, permitindo que você se concentre na principal área do negócio, em vez de lidar com diversos clientes. Permite que você se envolva mais com a empresa e cause impacto direto. Muitas pessoas optam por ganhar experiência primeiro em uma empresa de contabilidade para depois atuar internamente em uma organização.

De quais habilidades e características os contadores de finanças corporativas precisam?

  • Sólido conhecimento em finanças e negócios: é essencial ter um sólido conhecimento do setor financeiro para realizar o trabalho. É preciso conhecer as diversas regulamentações financeiras que podem afetar os negócios ou clientes e atualizar-se sempre sobre as tendências do setor.
  • Tino comercial: é importante ter excelentes habilidades comerciais, pois você precisará compreender os elementos que tornam um negócio ou organização bem-sucedido.
  • Habilidades de negociação: como um profissional que atuará na intermediação de negócios, é fundamental ter excelentes habilidades de negociação. 
  • Habilidades analíticas e quantitativas: ter habilidades analíticas ajudará você a elaborar os relatórios necessários para seus clientes ou executivos da empresa. Você também precisará ter um olhar atento aos detalhes para garantir que sua análise seja precisa. 
  • Boas habilidades de comunicação e interpessoais: elas são necessárias para construir relacionamentos com os clientes, membros da equipe e as pessoas a quem você reporta. É provável que o trabalho também exija interações frequentes com advogados, pesquisadores e prestadores de serviços financeiros. Portanto, é essencial que você se comunique de forma clara.
  • Qualificações: a maioria dos profissionais de finanças corporativas tem alguma qualificação relacionada, como um diploma em contabilidade ou finanças. Caso você não tenha essa formação, outra qualificação do setor pode fornecer a base técnica e teórica necessária.

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