Imagine que você trabalha no setor de tecnologia há algum tempo e gostaria de se especializar na área de segurança cibernética. Por ser uma área de especialização dentro de TI, é improvável que você já comece sua carreira trabalhando com arquitetura de segurança, por exemplo. Então surge a questão: como entrar nessa área? Nós vamos te ajudar a entender como.
O que é cibersegurança?
Um analista de cibersegurança é responsável pela proteção de hardwares, softwares e redes de uma empresa contra cibercriminosos. A principal função do analista é entender detalhadamente a infraestrutura de TI da empresa, monitorá-la o tempo todo e avaliar as ameaças com potencial de violar a rede.
Como especialista em cibersegurança, você terá diversas opções de carreira em uma ampla variedade de setores (como nos segmentos financeiros, governamentais, de varejo etc.). As pessoas mais bem-sucedidas em cargos de cibersegurança tendem a ter habilidades sólidas de resolução de problemas, atenção aos detalhes e comunicação.
Por onde começar
Não existe um único caminho para entrar no ramo de cibersegurança. Existem pessoas com experiência em outras áreas, mas um interesse em comum entre elas é descobrir como a tecnologia funciona: você precisa saber exatamente o motivo que causa determinados problemas de segurança e o que você está protegendo.
A maioria dos especialistas em cibersegurança iniciará a carreira em um emprego, estágio ou programa de aprendizagem em TI, o qual fornecerá conhecimento fundamental sobre a parte técnica do trabalho, além de uma noção dos procedimentos de TI e das operações de negócios na prática.
Obtendo experiência prática
A cibersegurança tem outras especificidades dentro dela, portanto é praticamente impossível se especializar em todos os campos distintos que existem. Devido a isso, a maioria das pessoas se concentrará em um segmento específico dentro da cibersegurança e desenvolverá conhecimentos e habilidades relevantes nessa área. Uma dica importante é pesquisar e pensar no seu futuro. Pense no ponto onde você quer chegar em sua carreira daqui a três, cinco e dez anos. Alguns campos que você pode escolher dentro da cibersegurança, são:
- Segurança de e-mails
- Segurança de rede
- Administrador de segurança
- Segurança Web
- Desenvolvedor de software de segurança
Depois de escolher o campo que irá focar, é fundamental adquirir experiência de trabalho, seja realizando voluntariado, praticando como autodidata ou fazendo um treinamento orientado. Pode ser muito útil encontrar um mentor que esteja trabalhando no seu campo de interesse, além de participar de grupos relevantes nas redes sociais e buscar atualizações com as tendências do setor - o mundo cibernético pode mudar e evoluir muito rapidamente. Mantenha-se atualizado e faça networking!
Redigindo um currículo de destaque
Quando você se candidata a um emprego na área cibernética, um CV bem elaborado pode abrir muitas portas. De acordo com os recrutadores da Randstad especializados em contratação para TI, o candidato ideal da área de cibersegurança deve ter diversas habilidades técnicas e pessoais. Com relação à parte técnica, você deve destacar:
- Seu conhecimento em fundamentos de TI com exemplos relevantes - rede, administração de sistemas, gerenciamento de banco de dados, aplicativos da web;
- Sua experiência nas operações do dia a dia - segurança física, redes, servidores, armazenamento corporativo, usuários, aplicativos.
Em relação às habilidades comportamentais, os empregadores buscam colaboradores que:
- Comuniquem-se de maneira eficaz com colegas que atuem ou não da área de TI;
- Trabalhem bem em equipe;
- Entendam os processos corporativos;
- Sejam bons solucionadores de problemas.
Algumas das habilidades técnicas que você pode aprender sobre a área de segurança cibernética são:
Redes
- Configuração de sistema/rede
- TCP/IP, redes de computadores, roteamento e comutação
- Protocolos de rede e ferramentas de análise de pacotes
- Protocolos de firewall e detecção/prevenção de intrusão
- Conhecimento em Packet Shaper, Load Balancer e Proxy Server
- VPN
Programação e codificação
- C, C++, C# e Java
- Python, Ruby, PHP, Perl e/ou shell
- Linguagem de montagem e desmontadores
- Habilidades de Expressão Regular (regex)
- Shell Script Bash para Linux/MAC
Sistemas operacionais e gerenciamento de banco de dados
- Sistemas operacionais Windows, UNIX e Linux
- Ambientes MySQL/SQLlite
Se você quer dar o próximo passo para conquistar um cargo em cibersegurança, inscreva-se neste link hoje mesmo.