O impulso da transformação digital nas organizações não para de acelerar, gerando uma demanda por habilidades específicas, relacionadas não apenas à tecnologia, mas também à gestão de dados e às novas tarefas e formas de realizar o trabalho.

Contar com o talento e as habilidades digitais para enfrentar esses processos é cada vez mais crítico para as empresas que precisam continuar competitivas.

Nesse contexto, a equipe de especialistas em recrutamento e gestão de talentos da Randstad identificou 9 perfis profissionais com alta demanda, graças à transformação digital acelerada das organizações:

1. Especialistas em IA e automação. 

O surgimento de diversas plataformas de Inteligência Artificial generativa acelerou o desenvolvimento de novas aplicações em IA e ampliou seu uso em diversos processos e tarefas do dia a dia no trabalho. Como consequência, as empresas estão desenvolvendo estratégias para implementar essa tecnologia, impulsionando a demanda por perfis de engenheiros e arquitetos de IA, especialistas em prompts (comandos) e em processamento natural de linguagem, além de especialistas em automação robótica de processos (RPA), entre outros.

2. Análise de dados. 

Prevê-se que, nos próximos anos, as organizações automatizem as atividades rotineiras voltadas à tomada de decisões simples. Com isso, os colaboradores terão mais tempo para se dedicar a processos mais humanos, como inovação, colaboração e comunicação. Nesse contexto, os perfis de analistas e cientistas de dados, especialistas em 'big data' e arquitetos de bases de dados serão muito demandados. Além disso, os analistas de 'business intelligence' ganharão mais relevância na estrutura das empresas.

3. Desenvolvedores de aplicativos e software. 

Em sintonia com um mundo cada vez mais digitalizado, os desenvolvedores de código que criam aplicativos e softwares continuam sendo uma das profissões com mais futuro. Assim, aumenta continuamente a demanda por profissionais com conhecimento em diferentes plataformas e linguagens de programação para cobrir posições como desenvolvedores frontend, backend e full stack.

4. Segurança da informação. 

A extensão do trabalho remoto e a migração do atendimento e da gestão comercial para canais virtuais geram hoje uma maior exposição dos sistemas das organizações aos riscos de segurança. Esse contexto impulsiona a demanda por perfis técnicos especializados em segurança da informação, para o desenvolvimento de estratégias preventivas e para responder aos incidentes em um cenário de avanço da cibercriminalidade.

5. Especialistas em marketing digital. 

AtualmenteHoje, todas as empresas têm sua vitrine digital obrigatória. Desde um site ou um aplicativo mobile, até redes sociais, plataformas de compras on-line e muito mais. Por esse motivo, as empresas demandam cada vez mais talentos formados em marketing digital para planejar e executar suas estratégias digitais. Entre as posições mais requisitadas nesta área estão os responsáveis pelo marketing on-line, especialistas em comércio eletrônico, copywriters, analistas de SEO e SEM, designers de sites, redatores de conteúdo, community managers, entre outros.

6. Gerentes de Projetos. 

A digitalização implica um enorme trabalho de adaptação dos processos e ferramentas que sustentam a produtividade das empresas, o que resulta em um crescente volume e alcance dos projetos de inovação. Isso impulsiona a demanda por perfis capacitados para liderar equipes e gerenciar todos os tipos de projetos.

7. Especialistas em UX/UI. 

No mundo atual, onde há cada vez menos contato pessoal com o cliente, é indispensável contar com uma interface virtual que garanta uma excelente experiência para usuários e clientes. Com especialistas formados em disciplinas relacionadas à tecnologia, conteúdos e marketing digital, os especialistas em Experiência/Interface de Usuário (UX/UI) são cada vez mais requisitados por organizações de todos os setores e indústrias.

8. Logística e distribuição. 

O enorme impulso dos canais de vendas on-line nos últimos dois anos teve grande impacto nos processos de logística e distribuição. Empreendedores, comerciantes, pequenas e médias empresas (PyMEs) e grandes corporações requerem cada vez mais profissionais especializados em classificação e montagem de pedidos, além de profissionais de logística, compras e cadeia de suprimentos para a gestão de centros de armazenamento e distribuição de produtos.

9. Especialistas em Cloud. 

Esses profissionais são responsáveis por liderar e supervisionar os processos de migração digital e adoção da nuvem nas organizações, dentro de uma tendência crescente de disponibilizar infraestrutura e aplicativos em ambientes de cloud. Essa modalidade impulsiona a demanda por técnicos e profissionais com experiência em ambientes de nuvens públicas, privadas e híbridas, além de engenheiros e arquitetos especializados.

Tanto os novos papéis profissionais quanto os empregos e profissões tradicionais, que também incorporam tecnologia ou se digitalizam, estimulam nos profissionais a necessidade de adquirir e desenvolver novos conhecimentos e habilidades, bem como uma maior especialização em disciplinas ou áreas de expertise associadas ao mundo digital.
 

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!