Independente de você trabalhar na área de gestão de contas, execução de vendas ou direção de marketing, para ocupar cargos bem-sucedidos de liderança em vendas ou marketing não basta apenas ter vasta experiência, você precisa demonstrar que consegue liderar uma equipe para ter sucesso. Os empregadores avaliam diversos fatores ao recrutar para esses cargos. As características necessárias variam desde habilidades interpessoais a analíticas e, ser capaz de demonstrá-las, posicionará você como um forte candidato perante os recrutadores.
como ter sucesso em vendas e marketing.
confira nove habilidades que você deve desenvolver para assumir um cargo de liderança em vendas ou marketing:
1- saber delegar.
Reconhecer a importância de utilizar os pontos fortes e as habilidades da sua equipe é um dos principais fatores na liderança de vendas e marketing. Na liderança de equipe, você precisa delegar responsabilidades e tarefas e gerenciar a carga de trabalho de muitos colaboradores a fim de obter os melhores resultados para o time como um todo.
2- saber motivar.
Como líder, você tem que fazer mais do que simplesmente delegar tarefas, você deve inspirar aqueles ao seu redor a fazer o seu melhor. Demonstrar paixão pelo seu trabalho é um pré-requisito para o sucesso em qualquer setor, mas, nos setores de vendas e marketing, que são orientados a resultados, é preciso ter um incentivo adicional para garantir que sua equipe tenha o impulso e a motivação para atingir as metas.
3- saber se comunicar.
Uma boa comunicação é fundamental nas áreas de vendas e marketing. Sendo assim, quando você assume um cargo de liderança, comunicar-se de forma consistente com todas as partes interessadas será uma de suas principais tarefas. Você será responsável por transmitir objetivos e metas, além de garantir que sua equipe trabalhe para isso. Também será preciso que comunique seus planos à gerência para obter suporte. Garantir que todos entendam sua visão é fundamental para o seu sucesso.
4- monitorar o progresso.
Como líder de vendas ou marketing, você precisará definir suas próprias metas pessoais e de equipe, mas será impossível saber se você está tendo sucesso se não monitorar o progresso regularmente. Combine a análise de dados com o feedback dos funcionários para entender onde fazer melhorias e quais aspectos do seu trabalho são bem-sucedidos atualmente.
5- ser acessível.
Ocupar a liderança significa trabalhar em conjunto com sua equipe em direção a um objetivo comum. Mostrar liderança é importante, assim como demonstrar que você é acessível. Isso promove um bom diálogo entre você e sua equipe, incentivando seus colaboradores a tomarem iniciativas e compartilharem ideias com você.
6- ter conhecimento.
Ser líder significa saber o que se passa além da empresa. Atualize-se sobre as tendências e inovações do setor para que você possa trazer novas ideias para o negócio e garantir que seu trabalho permaneça relevante. Caso você não tenha conhecimento do setor, sua equipe poderá perceber e motivar as pessoas será muito mais desafiador.
7- saber contratar os profissionais certos.
Contratar funcionários para sua equipe é fundamental para o sucesso e, como líder de vendas e marketing, você deve saber de quais habilidades sua empresa precisa, além de garantir que o candidato seja adequado para sua equipe. Se necessitar de assistência nessa questão, contratar uma consultoria de recrutamento experiente, como a Randstad, pode ajudar você a conquistar o seu talento ideal.
8- ser flexível.
Os setores de vendas e marketing mudam e adotam novas tecnologias constantemente, o que significa que a liderança precisa se adaptar também. Com os smartphones, redes sociais e internet de alta velocidade, a forma como as pessoas recebem informações sofreu um grande impacto, evidenciando a importância de adequar as estratégias de comunicação para alcançar novos tipos de canais de comunicação e outros públicos.
9- centrar-se no cliente.
É fundamental adotar uma abordagem centrada no cliente em qualquer cargo de vendas ou marketing. Entender quem é o seu público e quais são as necessidades dele é o primeiro passo para criar a sua estratégia. Obter e monitorar regularmente o feedback do cliente é essencial para garantir que a mensagem adequada esteja atingindo o público certo.