Às vezes, são pequenos detalhes, os quais deixamos passar despercebidos, que levam à convocação para uma entrevista ou à perda dessa oportunidade.
Neste artigo passamos três dicas simples, mas valiosas, na hora de redigir seu currículo profissional para aumentar as suas chances de entrevistas.
Comparar publicações de vagas de empregos semelhantes
Sempre baseie a linguagem utilizada em seu currículo com a do anúncio de emprego para o qual você está se candidatando. Se os requisitos da vaga exigirem experiência em atendimento ao cliente, é aconselhável destacar essa função no seu cargo anterior e adicionar as informações necessárias que estão relacionadas ao cargo.
Mas você pode ir um pouco mais além: faça uma análise dos requisitos e das qualificações solicitadas em outros anúncios semelhantes. Isso lhe dará uma ideia melhor do que os recrutadores estão procurando em sua área de trabalho. E também pode ajudar você a pensar em outras informações para incluir no seu currículo profissional. Quanto mais você entender sobre o tipo de trabalho, maiores as possibilidades de um convite para a entrevista.
Peça uma segunda opinião
Às vezes, alguém de fora pode perceber coisas que não reparamos. O olhar de outra pessoa pode te ajudar com uma nova perspectiva. Você acha que tem as qualificações necessárias para se candidatar? Antes de enviar o currículo, mostre-o para outra pessoa e peça para ela revisar.
Você não precisa fazer isso sempre que realizar pequenas alterações no seu currículo. Mas se você não o atualiza há bastante tempo, o olhar de outra pessoa pode te dar dicas sobre as percepções que o currículo causa, as informações que se sobressaem, além das que podem ser retiradas. Mas não peça ajuda de alguém que vai dizer que está bom só por obrigação. Tente encontrar uma pessoa disposta a analisá-lo por completo e fazer críticas construtivas. Desta forma, pequenas observações podem gerar mudanças com grandes resultados.
Atualize o layout
Se você deseja se apresentar como um candidato especial e com diferencial, adicionar um layout que se sobressaia, pode ajudar você a se destacar dos demais candidatos. Não há necessidade de exagerar (principalmente se você não tem habilidades de design), alguns detalhes em um estilo diferente podem dar aquele toque a mais que é o bastante para chamar a atenção e se distinguir do restante.
Só não se esqueça de manter um estilo profissional e alinhado com o seu setor e a vaga para a qual está se candidatando.
Seu tom perfeito
Lembre-se sempre de que seu currículo é a sua carta de apresentação para um possível empregador, devendo ser o mais notável possível. Utilize essas três dicas junto com o conhecimento de elaboração de currículo que você já possui e, assim, será capaz de redigir uma síntese perfeita da sua carreira que certamente causará um grande impacto nos recrutadores.
Atualize o seu currículo em nosso site para manter seu perfil relevante nas milhares de buscas que temos disponíveis.