Todos nós já tivemos aqueles dias em que não conseguimos começar nada. Há tarefas que sabemos que é preciso realizar, mas evitamos. Continuamos adiando-as e trabalhando em outras coisas. Esse é o significado de procrastinar.
Não é que não esteja fazendo nenhum trabalho; está apenas adiando uma ação ou tarefa específica. Com o passar do tempo, essa exagerada fuga pode afetar a sua produtividade. Felizmente, fazer algumas alterações sutis na sua abordagem pode melhorar a sua produtividade no trabalho. Neste artigo, discutiremos razões comuns que nos levam a procrastinar no trabalho e vamos disponibilizar dicas eficazes para quebrar os maus hábitos de procrastinação.
As pessoas procrastinam por várias razões. Algumas das mais comuns são:
- não gostam de fazer uma determinada tarefa
- estão preocupadas com um resultado negativo ou um mau desempenho
- a tarefa é desafiante
- é uma ação que as deixa ansiosas
- adiam a tarefa porque tem muito tempo para entregá-la
- não há uma direção clara
- pouco valor ou nenhuma recompensa
Maneiras de quebrar maus hábitos de procrastinação
Quer render mais no trabalho? Pare com a procrastinação no local de trabalho com estas simples dicas:
1. crie uma lista de tarefas realista
As listas de tarefas são altamente eficazes, se forem listas realistas. É possível exercer muita pressão desnecessária sobre si próprio criando listas de afazeres que não são flexíveis dentro do período de tempo que tem para trabalhar nelas. Seja realista com o seu tempo! Considere quanto tempo leva para completar as tarefas e quanto pode ser feito durante um dia, semana ou mês.
2. Comece com uma tarefa que goste
Comece sempre seu dia com algo que goste de fazer. Isto irá ajudá-lo a entrar no fluxo do dia de trabalho. Pode ser algo tão pequeno como verificar o seu email, ter uma reunião diária com a sua equipe, rever a sua agenda, ou qualquer coisa que o ponha na mentalidade de trabalho correta.
3. divida as tarefas em ações menores e mais fáceis de gerir
As pessoas frequentemente procrastinam quando se sentem sobrecarregadas. Uma forma eficaz de tornar as coisas mais fáceis de gerir é separar uma tarefa em ações menores. Concentre-se em completar tais ações uma a uma até que a tarefa maior seja concluída.
4. pare de ser excessivamente promissor
O excesso de promessas pode colocar muita pressão sobre si para agir. Se não conseguir fazer algo, apenas relaxe e deixe para o dia seguinte (se aquela tarefa não tiver um prazo imediato). O seu tempo é limitado e é importante geri-lo bem. Quando se faz muitas promessas, é mais fácil ficar estressado com todos seus afazeres. Você acaba se estressando com o que precisa ser feito, ao invés de concluir as tarefas necessárias.
5. não tente fazer multitasking (multitarefa)
Concentre-se em uma coisa de cada vez. Dê toda a sua atenção até que a tarefa esteja completa. Uma vez concluída, avance para o próximo tópico em que precisa trabalhar. Continue este processo até completar todas as tarefas do dia.
6. classifique as tarefas por prioridade
Classificar as tarefas diárias por prioridade o permite fazer àquelas mais importantes primeiro. As tarefas podem demorar mais tempo do que o previsto e outras coisas podem surgir durante o dia. Se começar com as mais importantes, mesmo que não complete toda a sua lista, você não terá mais pendências sobre as tarefas prioritárias.
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7. comprometa-se com um prazo
É importante estabelecer uma linha do tempo para as suas tarefas, ajudando-o a planejar seus deveres a curto e longo prazo, além de definir qual o prazo para completá-las.
8. Reduza as distrações
As distrações são assassinas de tempo. Elas desviam a sua atenção do que precisa ser feito, quebrando seu foco. O ideal a se fazer é fechar seu e-mail, guardar o seu telefone e desativar os alertas das redes sociais.
9. Comece cada dia de novo
Esqueça a procrastinação passada. Não há necessidade de se lamentar pelo passado. Mesmo que tenha tido um dia difícil anteriormente, concentrar os seus esforços nas tarefas do dia irá ajudá-lo a recuperar o atraso. Lembre-se, há dias em que você não conseguirá fazer tanto quanto desejou, mas também haverá dias em que se produzirá muito.
10. Faça pausas curtas, mas frequentes
É um desafio para as pessoas se concentrarem durante mais de 90 minutos seguidos. Uma vez ultrapassado este limite, a sua eficiência diminuirá e terá maior dificuldade em concentrar-se. Encare as tarefas em blocos realistas. Faça pequenas pausas frequentes para manter a sua mente fresca e permitir-se recarregar.
A procrastinação no trabalho é comum. Mas também pode afetar o seu desempenho geral. Se caso tiver tendência para a procrastinação, tente as dicas acima para reduzir a sua tentação de evitar certas tarefas e ações no local de trabalho.