sobre o gerente de marketing
Se você é criativo e consegue deixar as pessoas entusiasmadas com um produto ou serviço, deve considerar se tornar um gerente de marketing. O papel requer habilidades humanas para divulgar uma empresa, produto ou marca. Você irá promover o interesse dos clientes e supervisionar a comunicação entre uma empresa e a sua base de consumidores. Os gerentes de marketing trabalham em diversos setores empresariais que requerem serviços de marketing.
confira as vagaso que é um gerente de marketing?
Como gerente de marketing, você irá promover uma marca, serviço ou produto. Isso garantirá que a empresa comunique a mensagem certa para reter e atrair clientes em potencial. Um especialista em marketing supervisiona e planeja várias atividades. Você terá como função lançar atividades de marketing, como campanhas de mídia social, eventos e e-mail marketing.
Os gerentes de marketing lideram as equipes de marketing para garantir que os seus esforços gerem resultados. O seu trabalho é calcular a demanda do mercado pelos produtos ou serviços do seu empregador e desenvolver uma estratégia criativa para desenvolver o interesse dos clientes através de múltiplos canais. A maioria das empresas desenvolve um processo de marketing para simplificar e garantir que as estratégias estejam alinhadas com as políticas da empresa.
Se estiver interessado em serviços financeiros, você poderá supervisionar os agentes de vendas de serviços financeiros e agentes de seguros. Como alternativa, você pode trabalhar para empresas comerciais ou de fábrica e se concentrar em encontrar grandes clientes para compras de atacado.
Com o dinâmico setor de marketing, a maioria dos empregadores prefere gerentes de marketing com experiência em técnicas de marketing digital. Você não precisa de qualificações especializadas ou conhecimentos no setor de negócios, mas deve adaptar-se às mudanças nas necessidades do consumidor para acompanhar a concorrência.
Será que trabalhar como gerente de marketing se adequaria às suas competências pessoais? Continue lendo para descobrir quais competências e qualificações você precisará para desempenhar a função de gerente de marketing.
salário médio de um gerente de marketing
De acordo com os dados avançados pela Talent, o salário médio de um gerente de marketing no Brasil é em média de R$10.850,00 por mês, correspondentes a R$130.200,00 por ano. Este valor pode, no entanto, ser menor em posições iniciais (cerca de R$85.620mil por ano) e subir significativamente para profissionais com maior experiência no setor. Com o aumento da renda pressupõe-se um aumento das responsabilidades e da demanda do trabalho. Vale lembrar que, além do salário, algumas empresas oferecem comissões e bônus aos seus gestores de marketing e/ou oferecem benefícios extras.
que fatores afetam o salário de um gerente de marketing?
Como gerente de marketing, o salário depende das suas qualificações e experiências educacionais. Um gerente de marketing com um mestrado será capaz de ganhar mais do que um gerente com um diploma de bacharel. As suas qualidades também ajudam a melhorar o seu desempenho e aumentam as perspectivas salariais. Assim, você terá habilidades adicionais aumentando o seu pacote de remuneração.
O setor empresarial e o tamanho da empresa influenciam as perspectivas de remuneração. Por exemplo, os gerentes de marketing no setor financeiro provavelmente ganharão mais em comparação com os que trabalham em empresas comerciais. As grandes organizações também têm orçamentos de marketing ilimitados e podem, por isso, dar-se ao luxo de pagar mais em comparação com as empresas menores. As responsabilidades dos gerentes de marketing nas grandes empresas são mais complexas, o que garante salários mais elevados e melhores benefícios.
A localização também determina as perspectivas salariais de um gerente de marketing. Quando você trabalha em uma grande cidade é provável que ganhe mais devido à elevada procura de gerentes de marketing nestas regiões em comparação com as pequenas cidades.
tipos de gerente de marketing
Alguns dos tipos de gestores de marketing incluem:
- gestor de marketing de marca: você irá construir o conhecimento sobre a marca de uma empresa. Encontrar as estratégias de marketing que comercializam positivamente o negócio, destacando os benefícios de escolher esta marca em comparação com os seus concorrentes.
- gestor de marketing de conteúdo: você supervisionará a criação e publicação de conteúdo. O seu trabalho é conduzir o tráfego para o website da organização e proporcionar conteúdos de valor e úteis aos clientes.
- gerente de marketing digital: você desenvolverá e implementará campanhas de marketing para canais online. Também irá melhorar a publicidade nas mídias sociais e os rankings dos mecanismos de pesquisa para melhorar a visibilidade e a presença da empresa no meio online.
trabalhar como gerente de marketing
O trabalho do gerente de marketing é divulgar e melhorar a visibilidade de uma empresa nos canais de marketing online e offline. Vamos explorar as funções e deveres específicos de um gerente de marketing.
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descrição do trabalho de um gerente de marketing
Algumas das tarefas e deveres de um gerente de marketing incluem:
- conceber e gerir campanhas de marketing: como gerente de marketing fará pesquisas de mercado e criará ideias sobre as melhores estratégias de marketing. Por exemplo, estude os concorrentes, certifique-se de que as campanhas de marketing abordam os problemas dos consumidores, e crie publicidade em torno dos seus produtos. Ao implementar a estratégia de marketing, você precisa medir o desempenho e ajustar a estratégia para otimizar o desempenho.
- implementar novas estratégias de marketing: você terá que seguir o plano estratégico estabelecido por uma organização. O diretor de marketing cria a maioria das estratégias de marketing, e as implementa priorizando as atividades de campanha com os melhores resultados de acordo com o plano de marketing. Quando as estratégias são implementadas, a empresa consegue alcançar ou manter uma vantagem competitiva no mercado.
- supervisionar a criação de campanhas e conteúdos: todas as empresas querem entregar as melhores campanhas para obter uma vantagem competitiva sobre a sua implementação. Como gerente de marketing, você será responsável pelo processo de criação de campanhas, desde a geração de ideias até a sua execução. Você deve garantir o alinhamento de todos os esforços de marketing com os objetivos estratégicos da empresa. Além disso, você também definirá a estratégia de conteúdo, criará o calendário editorial e revisará o conteúdo criado para fins de marketing. Deve garantir que todo o conteúdo transmita a mensagem e o tom corretos e melhore a visibilidade da empresa.
- lidar com a comunicação externa: como gerente de marketing, você contará com a comunicação externa para construir o conhecimento da marca e melhorar as vendas de vários produtos. É preciso construir uma relação com a mídia para promover a mensagem da empresa. Também é necessário envolver agências de publicidade, parceiros e vendedores ao construir a fidelidade à marca e expandir a participação de mercado.
- gerir orçamentos e equipas multifuncionais: você fará a gestão de orçamentos e relatórios para as campanhas utilizadas pela sua equipe. Também coordena equipes multifuncionais e garante que elas entendam o seu papel nos planos de marketing. Desde ajudar criadores de conteúdo e designers gráficos ou apoiar equipes de vendas a mover os clientes ao longo da jornada do consumidor.
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ambiente de trabalho
Como gerente de marketing, você trabalhará em um ambiente de escritório na maior parte do tempo. Em grandes empresas, o empregador cria um espaço de escritório aberto para a equipe de marketing, permitindo assim sessões de brainstorming e fluxo livre de ideias. Você pode trabalhar ao lado da sua equipe ou ter um escritório particular como gerente de marketing.
Você terá que organizar lançamentos de produtos e eventos de marketing ao ar livre para criar consciencialização sobre a marca durante as campanhas. Devido à natureza dinâmica de sua função, às vezes terá que trabalhar em locais fora do escritório para supervisionar a criação de conteúdos ou a produção de vídeos de marketing. Os gestores de marketing também aparecem na televisão e falam com a imprensa durante os lançamentos de produtos e outras campanhas.
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quem são os seus colegas?
Dependendo do empregador, seus colegas podem incluir executivos de marketing, coordenadores de marketing, chefe de marketing, responsáveis de relações públicas e gerentes de mídia social. Você também pode trabalhar com outros gerentes, incluindo gerentes comerciais , de eventos, de marketing digital, de produtos e gerentes de programas.
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horário de trabalho
O horário médio de trabalho dos gerentes de marketing é de 40 ou 44 horas por semana. Isso significa que você pode trabalhar em um horário tradicional de escritório e cumprir as obrigações sem trabalhar durante as noites e os fins-de-semana. Contudo, os prazos e projetos de última hora criam sempre um horário inesperado, e poderá ter que trabalhar à noite ou aos fins-de-semana para cumprir essas obrigações. A função também envolve viajar para participar de reuniões e preparar conteúdos em locais fora do escritório.
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perspectivas de emprego
A maioria das pessoas se torna gerente de marketing depois de trabalhar em equipes de vendas ou marketing e ganhar experiência liderando as equipes. Este papel é o primeiro passo para cargos de gestão e pode progredir ainda mais na carreira. Por exemplo, você pode se tornar gerente de filial, diretor de marketing regional, chefe de marketing ou diretor de marketing. Alguns gerentes de marketing se especializam em aspectos específicos de marketing, como marketing digital ou de mídia social.
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educação & qualificações
Algumas das qualificações educacionais necessárias nessa profissão incluem:
- graduação: uma carreira como gerente de marketing está aberta a candidatos com curso superior na área de marketing, comunicação, administração ou um diploma nacional superior. No entanto, um diploma em um tema relevante aumenta as suas chances. Antes de entrar para um programa de pós-graduação em gestão de marketing, você pode se formar em marketing, publicidade, psicologia ou gestão de negócios. Com um diploma de bacharel, você pode melhorar as suas perspectivas de emprego.
- prática profissional: para se tornar um gerente de marketing, é preciso praticar as suas competências de marketing através de estágios e funções comerciais ou marketing de nível básico. Você pode se tornar um executivo de marketing ou um representante de vendas.
habilidades e competências de um gerente de marketing
Algumas das competências de que você necessita como gerente de marketing são:
- competências analíticas: você dependerá de dados e métricas de estudos de mercado para tomar decisões. As competências analíticas ajudam a classificar e analisar dados para avaliar o sucesso de várias atividades de campanha.
- criatividade: você precisará oferecer diariamente novas ideias de marketing para melhorar o desempenho das campanhas. A criatividade ajuda a criar conteúdos convincentes e a construir uma estratégia de marketing sólida.
- competências de gestão de projetos: aqui você irá acompanhar o processo de marketing, o que requer competências de gestão de projetos. Você pode definir objetivos, planejar, acompanhar o progresso e gerir equipes utilizando competências de gestão de projetos.
- competências técnicas: você precisa de competências técnicas em e-mail marketing, SEO e software de apresentação para completar tarefas de forma eficiente.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como gerente de marketing.
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quais são as funções de um marketing manager?
O papel de um gerente de marketing é desenvolver campanhas de marketing e criar consciência da marca para o seu empregador. Nesta função também vai criar e monitorar a comunicação externa da empresa.
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de que competências necessita um gerente de marketing?
Como gerente, você precisará de competências de liderança para gerir equipes multifuncionais. A função também requer criatividade e capacidades analíticas para melhorar o desempenho.
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ser gerente de marketing é um bom trabalho?
Ser gerente de marketing é um trabalho gratificante, com pacotes de remuneração e benefícios atrativos. Você também terá um claro percurso de progressão na carreira.
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o marketing é um trabalho estressante?
O marketing pode ser um desafio, uma vez que terá que gerenciar múltiplas tarefas simultaneamente. Prever o comportamento dos clientes e medir o desempenho de uma campanha de marketing também pode ser difícil.
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os gestores de marketing recebem bem?
Os gestores de marketing recebem menos em posições iniciais, mas com a experiência podem ganhar até R$85.620,00 mil por ano.
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como posso me candidatar a uma vaga como gerente de marketing?
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