introdução ao engajamento de colaboradores

Muitos consideram o engajamento dos colaboradores como um dos preditores mais fortes do desempenho da força de trabalho. Altos níveis de engajamento podem impulsionar resultados empresariais, como aumento da produtividade e maior satisfação do cliente. Por outro lado, a falta de engajamento na força de trabalho pode ter um impacto negativo e custoso, como maior rotatividade e aumento do absenteísmo.

Considerando o atual mercado de trabalho altamente competitivo, os custos crescentes e as flutuações nas demandas dos consumidores, manter uma força de trabalho produtiva é mais importante do que nunca. Esses fatores tornam o foco no engajamento dos colaboradores uma prioridade máxima. Continue lendo para saber mais sobre o que é o engajamento dos funcionários, por que é crucial para a sua organização e como impulsioná-lo em sua força de trabalho.

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o que é engajamento de colaboradores?

O engajamento dos colaboradores é frequentemente um termo mal compreendido. Não é equivalente à felicidade do funcionário ou à satisfação no trabalho. Na verdade, um colaborador pode estar feliz com seu emprego e até satisfeito com sua carga de trabalho, mas ainda assim não estar engajado no ambiente corporativo. Embora o engajamento dos trabalhadores possa impulsionar níveis mais altos de satisfação e felicidade no local de trabalho, é uma medida diferente.

Você pode definir o engajamento dos funcionários como o nível de comprometimento e entusiasmo que eles têm em relação ao seu trabalho, empregadores e locais de trabalho. Colaboradores altamente engajados se importam com seus empregadores e seus valores fundamentais. Não é incomum que esses funcionários atuem como defensores da marca da organização, indicando tanto candidatos em potencial quanto clientes.

Por outro lado, funcionários desengajados sentem-se desconectados dos empregadores, bem como dos objetivos e valores da empresa. Eles podem se sentir indiferentes ou até ter uma opinião negativa de seus empregadores. Muitas vezes, eles carecem de motivação para avançar dentro de uma empresa, o que pode levar a taxas mais altas de rotatividade e produtividade reduzida.

engajamento de colaboradores vs experiência de colaboradores

O engajamento dos colaboradores não deve ser confundido com a experiência do colaborador. O engajamento mede o nível de comprometimento que os funcionários têm com seus empregadores. A experiência refere-se à jornada de um funcionário desde a fase pré-contratação até a aposentadoria.

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por que o engajamento de colaboradores é importante para a sua empresa?

Sua força de trabalho é um dos investimentos mais valiosos e caros. Os trabalhadores são frequentemente os primeiros a se conectar com seus clientes ou contribuem diretamente para a qualidade de seus produtos ou serviços. Por isso, faz todo sentido desejar funcionários que estejam investidos na empresa.

O engajamento dos colaboradores tem o poder de impulsionar ações positivas e proporcionar resultados comerciais aprimorados. Quando eles estão engajados e comprometidos com seus empregadores, isso resulta em uma situação ganha-ganha para ambos. Quando o engajamento é baixo ou inexistente, pode ter o efeito oposto. Podendo reduzir a moral no local de trabalho, diminuir a produtividade e aumentar os custos.

De acordo com um estudo recente, as empresas com altos níveis de engajamento dos funcionários alcançam melhores resultados comerciais, tais como:

Essas não são as únicas vantagens de construir uma cultura de engajamento. Existem vários outros benefícios do engajamento dos colaboradores, incluindo:

construindo uma retenção de longo prazo

Estudos mostram que 40% dos trabalhadores ao redor do mundo estão ativamente buscando mudar de emprego. Isso é desanimador, pois se qualquer pessoa da sua força de trabalho deixar a empresa pode ser custoso e disruptivo. Uma das melhores maneiras de combater essa possível perda é aumentar os níveis de engajamento dos colaboradores no local de trabalho. Funcionários engajados — aqueles que são comprometidos com os objetivos e missão da empresa — têm mais probabilidade de permanecer por mais tempo.

fortalecendo a marca empregadora

Os colaboradores, tanto atuais quanto antigos, têm mais poder para compartilhar informações sobre seus empregadores do que nunca. Sites de avaliação de empregadores oferecem  um espaço para compartilhar suas experiências de trabalho. Muitos candidatos recorrem a esses sites ao decidir se devem ou não se candidatar a uma vaga. E, de acordo com um estudo recente, mais de 50% desses candidatos não se candidatariam a empresas com avaliações on-line negativas.

Apenas uma avaliação on-line negativa pode reduzir seu pool de talentos e fazer com que você perca alguns dos candidatos mais qualificados. Altos níveis de engajamento dos funcionários no local de trabalho podem ajudar sua organização a reduzir o risco de avaliações negativas e fortalecer sua marca como empregador. Colaboradores engajados também estão comprometidos com o sucesso da empresa e têm mais probabilidade de deixar avaliações positivas, mesmo após mudarem de posição.

group conversation in a boardroom
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criando uma força de trabalho resiliente

Se as perturbações no local de trabalho nos últimos anos ensinaram alguma coisa aos empregadores, é a necessidade de criar uma força de trabalho resiliente. Colaboradores engajados sentem ter um compromisso com seus empregadores e lutam pelo sucesso do negócio. Essas características são fundamentais ao construir uma força de trabalho que possa navegar tanto em momentos bons quanto ruins.

mantendo a vantagem competitiva

Analisando os benefícios combinados de colaboradores engajados, é fácil perceber como melhorar o engajamento no local de trabalho pode fornecer uma vantagem competitiva. Estudos mostram que organizações que priorizam o engajamento no ambiente de trabalho são 23% mais lucrativas do que empresas que não o fazem.

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como medir o engajamento dos colaboradores

Considerando o valor que o engajamento da força de trabalho pode trazer para sua empresa, é importante rastrear, medir e fomentar o mesmo. Compreender os níveis de engajamento dos funcionários em sua organização permite que você compare seu desempenho com os padrões da indústria e avalie o sucesso de qualquer estratégia futura de engajamento.

Você pode dividir os colaboradores engajados em quatro categorias básicas, incluindo:

  • Engajamento de alto nível: estão totalmente envolvidos no local de trabalho. Eles frequentemente se tornam defensores leais da marca para a organização.
  • Engajamento de nível moderado: estão principalmente envolvidos no local de trabalho, mas há alguma razão pela qual não têm engajamento total. Embora esses colaboradores geralmente desempenhem bem no trabalho, também podem ser facilmente persuadidos a mudar de emprego para avançar em suas carreiras.
  • Engajamento de baixo nível: funcionários com baixos níveis de engajamento correm grande risco de deixar seu empregador atual em busca de outras oportunidades. Esses trabalhadores frequentemente carecem de motivação no local de trabalho e podem ter desempenho abaixo do esperado em suas funções.
  • Desengajamento: esses funcionários podem causar estragos no local de trabalho. Eles frequentemente têm uma percepção negativa de seu empregador e têm um desempenho abaixo do esperado, o que pode ter um impacto negativo em seus colegas.

Compreender em qual categoria seus colaboradores se enquadram é fundamental para medir o engajamento dos funcionários em sua organização. Confira a seguir algumas estratégias para medí-lo:

realizar uma pesquisa de engajamento de colaboradores

Os empregadores utilizam pesquisas no local de trabalho para coletar feedback dos funcionários sobre tudo, desde benefícios desejados até ideias para festas de fim de ano. As pesquisas de engajamento oferecem um método rápido e fácil para coletar informações sobre diversos tópicos. No entanto, é crucial não sobrecarregar seus trabalhadores com muitas pesquisas. Fazer isso pode possivelmente diminuir a precisão dos resultados.

A falta de ação com base no feedback da pesquisa pode representar outro desafio. Por exemplo, se seus colaboradores expressarem preocupações sobre a falta de crescimento profissional dentro da empresa e você não tomar medidas com base nesse feedback, isso pode, na verdade, diminuir o engajamento. Se você realizar pesquisas de engajamento dos funcionários, certifique-se de ter um plano de ação para abordar qualquer feedback.

two men talking in the office
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realizar entrevistas individuais

Entrevistas de saída podem ajudar a entender se seus funcionários estão saindo devido à falta de engajamento no local de trabalho. No entanto, você não quer esperar até perder seus funcionários para perceber que há um problema. Em vez disso, peça aos seus gerentes para realizar entrevistas individuais periodicamente como uma ferramenta para medir o engajamento dos funcionários. Os trabalhadores podem estar mais dispostos a compartilhar seus sentimentos sobre sua organização em um ambiente mais restrito.

Assim como nas pesquisas, é importante ter um plano de ação em vigor para lidar com o feedback dos funcionários antes de realizar as entrevistas. Além disso, você nunca deve medir o engajamento no local de trabalho com base apenas nessas entrevistas. Esses resultados são baseados nas opiniões dos gerentes e podem ser distorcidos com base em preconceitos conscientes e inconscientes.

calcular o eNPS

O Índice Líquido de Promotores do Empregador (eNPS) é uma ferramenta amplamente utilizada por muitos empregadores para medir a satisfação no trabalho. Ela pede aos colaboradores que avaliem quão propensos estão a recomendar o empregador a outros candidatos a emprego e por quê. Essa pontuação pode ajudar sua organização a avaliar a lealdade entre os trabalhadores, o que é um componente chave do engajamento dos funcionários.

  • Utilize métricas adicionais de engajamento dos colaboradores.

Embora a pontuação do eNPS seja uma ferramenta crucial para medir o engajamento dos funcionários, ela não mostra a imagem completa em relação ao engajamento no local de trabalho. É importante acompanhar outras métricas vitais, incluindo:

  • Taxas de retenção de colaboradores
  • Taxas de absenteísmo
  • Taxas de satisfação dos colaboradores
  • Taxas de satisfação do cliente
  • Resultados do desenvolvimento profissional
  • Taxas de produtividade da força de trabalho
  • Resultados do bem-estar dos colaboradores
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principais fatores que afetam o engajamento de colaboradores

Antes de criar uma estratégia de negócios para impulsionar o engajamento da força de trabalho, é necessário entender primeiro os principais impulsionadores do mesmo. Abaixo, há uma análise dos principais fatores que impactam o engajamento dos colaboradores.

senso de pertencimento

De acordo com nosso estudo Workmonitor 2023, 54% dos trabalhadores afirmam que deixariam seus empregos se não sentissem um senso de pertencimento. Esse dado mostra claramente que os trabalhadores desejam fazer a diferença. Eles querem saber que trazem valor para a empresa. Isso é uma boa notícia para os empregadores, uma vez que  mostra sinais de que os colaboradores desejam ser leais a eles.

confiança no empregador

Um estudo recente do MIT mostra que os colaboradores que confiam em seus empregadores são mais motivados no trabalho, têm taxas mais baixas de absenteísmo e têm mais probabilidade de permanecer na empresa. Infelizmente, apenas 25% dos funcionários afirmam confiar totalmente em seus empregadores.

liderança forte

Altos níveis de engajamento dos colaboradores requerem uma liderança forte. Os funcionários de hoje querem líderes que possam comunicar claramente os objetivos, metas e expectativas do trabalho na empresa. Sem clareza e comunicação forte, impulsionar o engajamento no local de trabalho pode ser quase impossível.

experiência positiva do colaborador

Como explicado anteriormente, a experiência do colaborador diz respeito à jornada que ele percorre desde a fase de inscrição até a rescisão. Seus trabalhadores lembrarão como se sentiram em cada estágio dessa jornada. Portanto, criar uma experiência positiva à medida que eles avançam pela jornada pode ajudar a construir o engajamento no local de trabalho. Segundo a McKinsey & Company, mais da metade do engajamento de um funcionário é causado pelo reconhecimento não financeiro e pela sua experiência.

ferramentas e treinamento adequados

Trabalhadores de todas as indústrias podem ficar frustrados quando não têm os recursos e o treinamento necessários para se destacar no ambiente de trabalho. Por exemplo, um estudo revela que 91% dos colaboradores estão frustrados com a tecnologia no trabalho, alegando estar  desatualizada ou que lhes falta treinamento para usá-la eficientemente. É crucial que seus trabalhadores tenham as ferramentas necessárias para desempenhar bem.

reconhecimento frequente dos colaboradores

Cada colaborador deseja receber reconhecimento por um trabalho bem feito. Infelizmente, apenas um em cada quatro profissionais acredita receber o reconhecimento que merece.

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o que impacta o engajamento dos funcionários?

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o papel dos gerentes no aprimoramento do engajamento de colaboradores

Um estudo recente mostra que 50% dos trabalhadores que trocaram de emprego afirmam que o motivo principal era devido a um mau gerente. Este é um número incrivelmente alto que não se pode ignorar. O primeiro passo é desenvolver um processo para identificar gerentes tóxicos no local de trabalho, uma vez que estão afastando seus trabalhadores e prejudicando seus esforços para impulsionar o engajamento dos colaboradores.

Nem todos os gerentes que promovem o desengajamento no local de trabalho são tóxicos e precisam ser substituídos. Em muitos casos, eles não compreendem o impacto do engajamento dos funcionários nos resultados comerciais ou como impulsionar o engajamento no local de trabalho.

Se você deseja melhorar o engajamento dos colaboradores em sua organização, deve fornecer treinamento adequado aos seus gerentes. Aprender dicas sobre como se conectar com os trabalhadores e outras maneiras de melhorar o engajamento dos funcionários pode ajudar seus gerentes a mudar comportamentos negativos e se tornarem líderes melhores.

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como os gerentes influenciam no engajamento dos funcionários

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estratégias para melhorar o engajamento de colaboradores

Apesar de inúmeros estudos destacarem as vantagens do engajamento dos colaboradores, a última pesquisa da Gallup mostra que apenas 21% dos trabalhadores em todo o mundo estão engajados no local de trabalho. Além disso, 18% dos profissionais admitem estar ativamente desengajados no trabalho.

Quando quase um em cada cinco trabalhadores se sente desengajado no local de trabalho, claramente ainda há trabalho a ser feito. Como empregador, existem várias medidas práticas para melhorar o engajamento dos funcionários em sua organização.

crie um plano eficaz de comunicação

A comunicação é um componente chave do engajamento dos colaboradores. É importante desenvolver uma estratégia de comunicação que ofereça transparência. Embora talvez não seja possível fornecer todos os detalhes da empresa aos trabalhadores, compartilhar frequentemente informações sobre metas e objetivos da empresa pode ajudar a promover o engajamento. Lembre-se de que a comunicação é bidirecional. Portanto, também é necessário desenvolver um processo para coletar e responder ao feedback dos funcionários.

forneça aos trabalhadores as ferramentas necessárias

Para maximizar seu investimento em capital humano, é crucial garantir que seus colaboradores tenham as ferramentas, recursos e treinamento necessários para realizar suas funções. Seus funcionários desejam ter bom desempenho no trabalho, mas sem as ferramentas certas, eles podem ficar frustrados e desengajados rapidamente. Ter as ferramentas certas pode impulsionar tanto a satisfação no trabalho quanto o engajamento. Por exemplo, um estudo recente mostra que 48% dos profissionais acreditam que ter as ferramentas e treinamento tecnológicos certos os torna mais produtivos, e 35% acreditam que a tecnologia lhes dá mais flexibilidade no local de trabalho.

desenvolva uma estratégia clara de desenvolvimento de colaboradores

O crescimento profissional é importante para seus funcionários e deve ser tão importante para sua organização. Se sua empresa ainda não o fez, agora é o momento de desenvolver uma clara estratégia de desenvolvimento de colaboradores. Certifique-se de criar um programa de desenvolvimento pessoal que seja justo, transparente e disponível para trabalhadores em todos os níveis dentro da empresa. Isso pode melhorar o engajamento no local de trabalho, as taxas de retenção e a motivação dos profissionais.

priorizar reconhecimento dos colaboradores

Com 40% dos trabalhadores ao redor do mundo buscando novas oportunidades de emprego, sua organização deve priorizar o reconhecimento dos colaboradores. Aqueles que se sentem desvalorizados no local de trabalho frequentemente estão desengajados. Seu reconhecimento deve começar de cima para baixo e envolver mais do que apenas avaliações de desempenho anuais. Para que o reconhecimento impulsione o engajamento dos colaboradores e os incentive a permanecerem, ele deve ser frequente, significativo e incluir todos os funcionários.

ofereça flexibilidade no local de trabalho

De acordo com nosso estudo Workmonitor 2023, 48% dos trabalhadores deixariam seus empregos se  os impedissem de desfrutar de suas vidas. A flexibilidade no local de trabalho não é mais apenas um benefício agradável de oferecer, mas uma expectativa de muitos colaboradores. A flexibilidade no local de trabalho significa oferecer opções de modelo de  trabalho como remoto ou híbrido, ou dar aos trabalhadores tempo adicional para cuidar de assuntos pessoais. Se sua empresa limita a flexibilidade no local de trabalho, considere opções alternativas, como trocas de turnos ou permitir que os trabalhadores escolham em quais dias trabalhar.

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melhores práticas para melhorar o engajamento dos colaboradores

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como a randstad pode te ajudar a melhorar o seu engajamento de colaboradores

Com mais de 60 anos de experiência em parceria com empresas para adquirir e reter os melhores talentos, temos uma compreensão profunda do engajamento dos colaboradores, suas vantagens e estratégias para fomentá-lo. Por exemplo, nossos estudos Workmonitor e Marca Empregadora mostram as necessidades da força de trabalho global em evolução, fornecendo insights para o desenvolvimento de estratégias eficazes de engajamento dos funcionários.

Outra iniciativa é o nosso programa Customer Delight, que nos capacita a obter insights mais profundos sobre as necessidades dos empregadores e as aspirações, interesses e preferências dos candidatos a emprego. Ao adotar essa abordagem, conseguimos oferecer combinações superiores entre empregadores e talentos, resultando em taxas de retenção mais altas e maior satisfação no trabalho.

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como a Randstad pode ajudar a melhorar o engajamento de seus funcionários

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