Com a atual escassez de talentos estimulando um mercado de trabalho induzido pelos candidatos, a capacidade de sua empresa de se conectar com seus trabalhadores é mais importante do que nunca. É crucial compreender o papel que o engajamento dos funcionários desempenha no sucesso do negócio e como torná-lo uma prioridade máxima.

Os altos níveis de engajamento dos funcionários estão, e muito, ligados a melhores resultados comerciais, incluindo maior retenção, maiores taxas de produtividade e menor absenteísmo.

Apesar desses benefícios, muitos empregadores ainda lutam para manter níveis significativos de engajamento com seus trabalhadores. Se sua empresa deseja melhorar seus resultados de contratação e gestão da força de trabalho, priorizar o engajamento dos funcionários pode ajudar.

Este blog analisa mais de perto o que é o engajamento dos funcionários e quais são os fatores que o afetam.

 

o que é o engajamento dos funcionários?

Podemos definir o  engajamento dos funcionários como o nível de compromisso e entusiasmo que seus trabalhadores têm em relação à empresa. Não confunda compromisso com satisfação no trabalho, que mede apenas o nível de felicidade dos funcionários no trabalho. Os colaboradores podem estar felizes com suas obrigações e condições de trabalho e ainda se sentirem desengajados. Por outro lado, os funcionários podem se sentir engajados no trabalho, mas não satisfeitos com suas funções atuais.

Por que o engajamento dos funcionários é tão importante? Porque os funcionários engajados tendem a ser mais otimistas, produtivos e orientados para a equipe do que os trabalhadores desengajados. Em geral, os funcionários engajados são trabalhadores esforçados, dispostos a contribuir positivamente para a empresa.

Com apenas um em cada cinco trabalhadores afirmando que estão engajados no trabalho, o surgimento da "Grande Demissão" e da "Demissão Silenciosa" não deve surpreender. Esses funcionários desengajados não têm o mesmo compromisso com a empresa ou com o sucesso dela. Com muita frequência, os trabalhadores desengajados limitam-se a fazer o mínimo necessário e depois voltar para casa.

Em um momento em que a escassez de talentos e a crescente falta de habilidades estão pressionando ainda mais as empresas para que atendam às demandas de produção, um nível tão alto de falta de engajamento não é sustentável. É crucial tomar medidas agora para melhorar o engajamento em todo o local de trabalho.

8 fatores que afetam o engajamento dos funcionários

Antes que você possa tomar qualquer medida para melhorar o engajamento dos funcionários em todo o local de trabalho, primeiro deve entender quais fatores afetam diretamente este engajamento. Veja a seguir os oito principais fatores que afetam o comprometimento dos funcionários no local de trabalho.

1. confiança na empresa

A confiança entre empregadores e empregados é um dos principais componentes do engajamento dos funcionários. Simplificando, se seus funcionários não tiverem confiança na empresa, poderá ser difícil – se não impossível – construir qualquer tipo de engajamento significativo.

Vejamos um exemplo. Digamos que sua organização está solicitando informações a respeito de um processo de trabalho recentemente implementado, utilizando ferramentas de feedback, como pesquisas ou entrevistas. O nível de participação e engajamento de seus trabalhadores está diretamente relacionado com o quanto eles confiam na empresa. Se seus trabalhadores acharem que a empresa não se importa realmente com suas opiniões, que esta será usada contra eles ou que não serão tomadas medidas baseadas em seu feedback, é menos provável que eles forneçam qualquer contribuição útil.

Para construir confiança com seus trabalhadores, é importante concentrar-se na comunicação eficaz, na transparência e na justiça no local de trabalho.

o que é o engajamento dos funcionários?
o que é o engajamento dos funcionários?

2. alinhamento com os valores pessoais

Os trabalhadores de hoje, especialmente os da geração mais jovem, querem trabalhar para uma empresa que tenha um propósito e uma missão alinhados com seus próprios valores pessoais. Por exemplo, nosso estudo Randstad Workmonitor de 2023 mostra que 42% dos trabalhadores em todo o mundo disseram que não trabalhariam em uma empresa cujos ideais não se alinhem com os seus.

Nem todas as empresas podem oferecer cargos desse tipo, mas isso não significa que você não possa criar uma missão empresarial que se alinhe com os valores de seus trabalhadores. Por exemplo, nosso estudo Workmonitor também revela que 41% dos trabalhadores globais não aceitariam uma nova oferta de trabalho de uma empresa que não priorizasse a diversidade e a equidade no local de trabalho. Este percentual sobe para 49% para os trabalhadores da geração Z e 46% para os millennials.

As tendências ambientais, sociais e de governança, como a mudança climática e a diversidade no local de trabalho, são princípios que muitas empresas podem promover ao mesmo tempo em que se conectam com os funcionários.

3. liderança eficiente

Quando se trata de influenciar o engajamento no local de trabalho, a liderança da empresa é fundamental. De fato, os gerentes frequentemente têm contato mais direto com seus trabalhadores e têm o poder de promover o engajamento no local de trabalho ou dificultá-lo.

Um estudo recente mostra que 57% dos trabalhadores admitem ter deixado seus empregos devido a uma gestão ruim. Não é provável que a falta de engajamento seja a única razão pela qual esses trabalhadores se demitem, mas mostra o papel significativo que os gerentes desempenham na tomada de decisões de seus funcionários.

Alguns gerentes simplesmente não têm a aptidão ou a capacidade de serem líderes fortes. Um estudo revela que as empresas selecionam a pessoa errada para a gestão 82% das vezes. Nesses casos, os empregadores podem precisar reavaliar suas políticas e práticas de promoção interna. Há muitos outros gerentes, no entanto, que só precisam das ferramentas e do treinamento adequados para promover efetivamente o engajamento no trabalho.

Manter seus funcionários engajados também significa garantir que você se comunique regularmente com eles. Ter reuniões regulares, atualizar informações ou apenas manter o contato. Especialmente quando muita coisa está acontecendo e há momentos de insegurança, ter informações regulares ajuda os funcionários a se sentirem mais à vontade. Mesmo em momentos em que ainda não há uma decisão tomada ou dizendo que esta informação é crucial para seus funcionários. Os gerentes devem certificar-se de planejar esses momentos.

É fundamental que sua empresa desenvolva uma estratégia para identificar quais funcionários têm as habilidades certas para se tornarem gestores e para fornecer ideias, ferramentas e treinamento para o engajamento dos colaboradores.

4. orgulho no trabalho

Segundo Linda Hill, professora de Direito em Harvard, "um propósito claro e convincente é a cola que une um grupo de indivíduos". Pense nisso. O primeiro passo de qualquer esforço de colaboração no local de trabalho é desenvolver metas e objetivos de equipe. Essas metas, então, tornam-se o ponto focal do time.

Seus trabalhadores querem fazer parte de uma equipe. Eles querem ter orgulho de seu trabalho e ver como seus papéis desempenham um propósito maior no sucesso geral do negócio. É através deste senso de propósito comum que o engajamento dos funcionários pode se estabelecer e florescer.

Os modelos de trabalho remoto e híbrido podem tornar este tipo de engajamento mais difícil. Através de reuniões regulares de equipe, acompanhamentos frequentes e feedback constante, o engajamento no local de trabalho, mesmo em ambientes remotos, pode florescer.

Também pode ser difícil construir este senso de propósito e orgulho entre os trabalhadores sem mesa. Estes trabalhadores abrangem quase 80% da força de trabalho global e quase todos trabalham por turnos, especialmente aqueles que trabalham na manufatura, saúde e varejo. Os trabalhadores sem mesa tendem a se concentrar em suas tarefas diárias, na segurança e na produtividade no local de trabalho, e passam menos tempo participando de reuniões da empresa e de projetos colaborativos.

Para essas funções, a interação do gerente é crucial. Os gerentes podem ajudar os funcionários a se sentirem valorizados no trabalho, fornecendo feedback adequado e reconhecimento consistente.

5. ambiente de trabalho seguro

Um ambiente de trabalho seguro promove o engajamento dos funcionários, e com esses níveis altos, pode-se reduzir significativamente o número de incidentes no local de trabalho. Estudos mostram que os funcionários desengajados sofrem 60% mais acidentes do que os trabalhadores engajados. Como sabemos, as questões de segurança no local de trabalho podem levar a uma maior rotatividade, aumento de custos, perdas de produtividade e diminuição da satisfação no emprego.

Cabe à empresa fornecer as ferramentas, treinamento, práticas e políticas necessárias para criar um ambiente de trabalho seguro. Entretanto, é papel dos gestores, mentores e instrutores assegurar que essas práticas e políticas sejam seguidas, que as ferramentas sejam utilizadas corretamente e que todos os funcionários sejam totalmente treinados. Isto requer comunicação, organização e engajamento.

Seus funcionários também devem ser capazes de comunicar quaisquer questões e preocupações de segurança e sentir que a liderança está ouvindo e pronta para agir, se necessário. É somente através deste nível de engajamento entre a liderança da empresa e os funcionários que podem ser alcançados resultados significativos.

6. maior experiência dos funcionários

Muitos empregadores acreditam erroneamente que engajamento e experiência dos funcionários são a mesma coisa. Isto simplesmente não é verdade. A experiência do funcionário é a jornada de um trabalhador desde o primeiro contato com a empresa (ao se candidatar ao cargo) até sua saída. Embora o engajamento do trabalhador deva ser uma parte crítica da experiência, não é um processo, trajetória ou período específico.

Em vez disso, o engajamento dos funcionários baseia-se em emoções, percepções e sentimentos. É o nível no qual ele se sente comprometido com a empresa e com seu sucesso geral. Quanto mais cedo na experiência do colaborador você puder iniciar o engajamento, melhores resultados você poderá alcançar. O truque é desenvolver estratégias para aumentar o engajamento do funcionário durante cada etapa de sua experiência.

contratar para o cargo adequado
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7. clareza das atribuições do cargo

Elaborar uma descrição de emprego abrangente é uma coisa. Transferir detalhadamente essa descrição para o cargo real é outra coisa completamente diferente. Um dos principais motivos pelos quais as novas contratações deixam seus cargos tão rapidamente é que eles não correspondem à descrição do emprego. Essa falta de clareza do cargo desde o início pode prejudicar significativamente o engajamento dos funcionários e aumentar as taxas de rotatividade das novas contratações.

Os novos trabalhadores não são os únicos que buscam mais clareza em relação às suas funções e deveres profissionais. Os locais de trabalho são ambientes complexos com muitas partes móveis. Os processos no local de trabalho mudam ao longo do tempo, exigindo que os deveres e responsabilidades dos trabalhadores também mudem. Infelizmente, com demasiada frequência, os colaboradores são os últimos a saber disso. Muitas vezes, os gestores presumem que os trabalhadores compreendem suas novas tarefas sem nunca esclarecer completamente quem é responsável pelo quê.

Isto pode levar à confusão, frustração e desconexão, para não mencionar a menor satisfação no trabalho e a redução da produção. Cabe aos líderes e gerentes assegurar que todos os colaboradores compreendam plenamente suas funções e o que se espera deles no local de trabalho. A boa notícia é que sua empresa pode atingir níveis mais altos de engajamento dos funcionários, deixando claras as funções de seus trabalhadores.

8. investimento em crescimento pessoal

O engajamento é uma via de mão dupla. Se você deseja que seus funcionários se comprometam e se engajem com a empresa, também deverá comprometer-se e engajar-se com seus funcionários. Os trabalhadores engajados de hoje querem saber que suas empresas oferecem oportunidades de desenvolvimento de carreira e treinamento dentro da organização.

De acordo com nosso estudo Workmonitor de 2022, 76% dos trabalhadores globais acreditam que os programas de treinamento e desenvolvimento são importantes para carreiras futuras. Além disso, 53% dos trabalhadores querem usar essas habilidades e experiências recém-aprendidas para crescer dentro de suas funções atuais. Esta é uma boa notícia para os empregadores. Mostra que os funcionários querem treinamento, mas também querem permanecer engajados com a empresa.

Você pode usar um programa de desenvolvimento de carreira e opções de treinamento de funcionários para promover o engajamento dos funcionários dentro da empresa e aumentar o compromisso dos trabalhadores. É importante criar um programa de treinamento e desenvolvimento que seja transparente, imparcial e disponível a todos os trabalhadores. Sem a participação dos funcionários, seus esforços poderiam ter o efeito contrário e dificultar o engajamento.

 

Sua empresa deve desenvolver um processo de medição do engajamento dos funcionários, como pesquisas e entrevistas demissionais, para poder medir este nível com precisão. Você também deve ter ferramentas e estratégias eficazes de engajamento dos funcionários para aumentar os níveis de engajamento com seus trabalhadores.

principais fatores que afetam o engajamento dos funcionários

Faça download de nossa ficha informativa para entender os principais fatores que afetam o engajamento dos funcionários.

da ficha informativa
sobre a autora
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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